As primeiras
escolas no Brasil foram trazidas pelos Jesuítas no século XVIII. Atualmente,
comemoramos no dia 15 de março o dia da escola.
Uma
instituição tão importante para o mundo não poderia deixar de ser homenageada.
No dia 15 de março, comemoramos o Dia da Escola. Depois do contato familiar, é
a escola que exerce os papeis mais importantes na vida das crianças, como a
alfabetização e o dever de preparar os pequeninos para a vida em sociedade.
O termo
escola vem do grego “skholê”, que significa descanso ou lazer. Então a escola
antigamente era ambiente apenas de lazer? Não é bem assim! A explicação é que
na Grécia Antiga as atividades de estudo, pesquisa e filosofia eram exclusivas
das pessoas que não exerciam trabalho braçal, ou seja, dispunham de tempo
livre.
Os jesuítas
tiveram um importante papel na fundação das primeiras escolas no Brasil. Em
1779, eram 17 Colégios, 25 Casas Jesuítas e 36 Missões realizando a prática da
formação religiosa, cultural, cívica e moral dos filhos dos colonizadores,
indígenas e, principalmente, da elite que liderava a sociedade da época.
Hoje, com a
necessidade de colocar as crianças cada vez mais cedo em escolas, os pais
precisam ter a certeza que a instituição vá prover à criança educação de boa
qualidade, alimentação e recreação durante o período que seus filhos estarão na
escola.
Uma nova
modalidade de ensino vem ganhando a cada dia mais credibilidade: as escolas em
tempo integral. Atualmente, mais da metade dos estudantes brasileiros da
educação básica estão na rede integral. Entre as vantagens está a melhora do
rendimento do aluno, a implantação da prática de esportes e a ocupação do tempo
ocioso.
Triste
realidade
Infelizmente,
a Escola no Brasil está longe de ser um exemplo em qualidade, salvos os casos
de instituições particulares. Segundo um estudo feito por pesquisadores da
Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC),
baseado nos indicadores do Censo Escolar 2011, pouco mais de 44% das escolas
brasileiras têm apenas a estrutura elementar, que é água encanada, banheiro,
energia, esgoto e cozinha.
A estrutura
ideal, que reúne também biblioteca, sala de informática, quadra de esportes e
laboratório de ciências, está presente em apenas 0,6% das escolas brasileiras,
segundo informações do estudo. A maioria dessas escolas com infraestrutura
ideal estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste.
Os piores
índices se referem aos colégios do Nordeste, que sofrem com a falta de
saneamento básico, materiais escolares e até mesmo carteiras – é comum ver
crianças estudando no chão. A falta de esgoto via rede pública afeta 86% das
escolas municipais, 59% das estaduais e 50% das federais da Região.
Letícia de
Oliveira
Equipe
Brasil Escola
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