Últimas Notícias

quarta-feira, março 23, 2016

História de Juarez Tavares de Oliveira Pai do prefeito José Juarez em Iracema-CE

 A história das sociedades se eterniza, por meio do registro dos atos e fatos, e é por meio da escrita, elo da ligação entre as gerações.
                Dentre muitos filhos ilustres do município de Iracema, se destaca um que merece nossa atenção pelas características bem peculiares que incorporava ao seu  estilo de vida.
Através de depoimentos, do acompanhamento dos seus passos, das suas atitudes, revela-se o quanto de importância teve este grande nome do nosso município de Iracema para o desenvolvimento do comércio e o quanto de bondade teve para com muitos comerciantes em início de carreira.
JUAREZ TAVARES DE OLIVEIRA, nasceu no dia 02 de janeiro de 1927na então Vila de Iracema, município de Pereiro-CE,  filho do Ilmo. Sr. João Tavares Magalhães (Coletor de impostos da Secretaria Estadual da Fazenda do Ceará), e Otilia Tavares Oliveira. Veio a casar-se com a Sila Diógenes Tavares no dia 13 de julho de 1948. Do enlace matrimonial resultaram o nascimento de seis (06) filhos: Maria do Socorro Diógenes Tavares, José Juacy Diógenes Tavares (in memorium), José Juarez Diógenes Tavares, João Jader Diógenes Tavares, Jessey James Diógenes Tavares e Antônia Luzia Diógenes Tavares. Faleceu  no dia 03 de abril de 1973, com apenas 46 anos de idade em um trágico acidente automobilístico.    
             Pessoa de muitos amigos, respeitado pela sua conduta, pela sua forma de se relacionar no meio social.
            Juarez Tavares de Oliveira, um dos nomes significativos da política Iracemense. Vereador de destaque, da terceira legislatura. Foi eleito para o período de 1963 a 1966, cujo prefeito era o Sr. Casimiro Costa Moares e Vice-prefeito o Sr. Francisco Roque de Oliveira. Vale ressaltar que nesse período o Vereador não era remunerado, ou seja, era um agente político voluntário.
, foi um vereador muito atuante, questionador e com boas idéias na nobre missão de parlamentar em defesa do desenvolvimento do recém criado município de Iracema.
Por ser de família de políticos importantes, mesmo muito jovem já se interessava pela política, tendo acompanhado de perto, todas as articulações para a emancipação política e administrativa do município de Iracema em 1951, desvinculando-se efetivamente do município de Pereiro-CE em 25/05/1955. Por ter sido um Vereador atuante, tinha seu nome cogitado para concorrer ao cargo de Prefeito, com muita aceitação popular.
Foi um dos precursores na comercialização de oiticica e algodão para a usina de beneficiamento de Orós-Ce, propriedade do Sr. Elizeu Batista, produtos estes oriundos da produção dos nossos agricultores de Iracema. Anos depois o Sr. Luiz Gonzaga de Queiróz se associou ao Sr. João Almino, Josias Costa Moraes, Francisco das Chagas de Queiróz, ocasião em que criaram a Usina de Beneficiamento de algodão, mais tarde se tornaria o embrião da COOCEMA – Cooperativa dos Produtores do Médio Jaguaribe Ltda. Em 1967, fato este que muito beneficiou a região do médio Jaguaribe, cuja finalidade era a de inibir a existência de atravessadores e fortalecer a economia da região, especialmente os agricultores. Foram tempos de muita pujança econômica na região.      
O Sr. Juarez Tavares foi sócio fundador do Iracema Atlético Clube - IAC, e recebeu a incumbência de reorganizá-lo administrativamente, com a eleição para presidente no período de 1971 a 1973, ano em que faleceu. Foi uma brilhante administração. Marcante pela introdução de uma disciplina exemplar, bem como de um padrão de organização e crescimento daquela instituição que foi o berço da diversão da cidade de Iracema e cidades vizinhas. Neste período aconteceram as mais importantes festas embaladas pela efervescência da “Jovem Guarda” e dos embalos do Rock. 
Do ponto de vista das suas aspirações e sonhos, creio que o seu sonho e de muitas pessoas, de ser Prefeito de Iracema, pois era muito popular, foi realizado em 2012, com a eleição do seu terceiro filho, e coincidentemente com o mesmo nome, José Juarez Diógenes Tavares, cuja forma de administrar muito se assemelha aos métodos do seu genitor.   

Autor:     José Uilson Magalhães
Pós-graduado em História do Brasil 

         

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas