Últimas Notícias

segunda-feira, março 28, 2016

Professor Rilmar Cavalcante o poeta com seu irmão homenageia Dom Falcão de Ererê-CE

HOJE ESCOLHI O TEXTO DE TIM CAVALCANTE (MEU IRMÃO), QUE HOMENAGEM A UMA AUTORIDADE ECLESIÁSTICA DAS MAIS QUERIDA NO MEIO CRISTÃ.

Dom Falcão, hoje arcebispo emérito de Brasília, nasceu em 1925 na cidade de Ererê no Ceará, e desde cedo sonhou em ser sacerdote, no que sempre foi incentivado pela família. Entrou no Seminário da Prainha em Fortaleza aos 14 anos, foi ordenado padre em Limoeiro do Norte em 19 de junho de 1949. Em 1967 foi feito Bispo tornando-se pastor da mesma Diocese em que já havia exercido o sacerdócio por muitos anos. Trabalhou na Diocese de Limoeiro do Norte o ministério pastoral, foi vice-diretor do Liceu Diocesano, membro da faculdade do seu seminário e de outras instituições de ensino e assistente eclesiástico da Ação Católica.

Em 1971 tornou-se Arcebispo de Teresina no Piauí, onde permaneceu até 1984 quando foi transferido para Brasília.

Em 28 de junho de 1988, Dom Falcão foi feito Cardeal tendo participado em 2005 dos funerais de João Paulo II e do conclave em que elegeu o Papa Bento XVI. O cardeal Dom José Freire Falcão foi o segundo Arcebispo de Brasília, ficando à frente da Arquidiocese entre 1984 a 2004 quando se aposentou. Sempre foi fiel ao seu lema episcopal (servir na humildade), nesse período Dom Falcão ampliou o número de padres e de paróquias do Distrito Federal, em 1991 preparou a recepção do Papa João Paulo II, criou a Casa do Clero e estimulou os movimentos eclesiais entre outras coisas. É o cearense que chegou ao cargo mais importante dentro da igreja católica.
Antônio Rilmar Cavalcante Folha Serrana

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas