terça-feira, março 15, 2016
Agências dos Correios não vão mais abrir aos sábados
A partir do
próximo sábado, 19, a maioria das agências dos Correios não vai mais abrir aos
sábados. A medida é uma forma de reduzir os gastos da empresa e tentar chegar
ao fim do ano com o orçamento em dia. Apenas as agências com grande
movimentação, como em aeroportos e rodoviárias, continuarão abertas aos
sábados.
O presidente
dos Correios, Giovanni Queiroz, diz que até o fim do ano, a empresa espera
economizar R$ 1,6 bilhão com ações de redução de despesasValter
Campanato/Agência Brasil
“Queremos
fazer um ajuste financeiro para, que ao final deste ano, os Correios não tenham
deficit como no ano passado”, explicou o presidente dos Correios, Giovanni
Queiroz. O balanço de 2015 da empresa ainda não foi concluído, mas no final do
ano passado, Queiroz estimava que o deficit da estatal chegaria a R$ 2 bilhões.
Segundo o
presidente, muitas agências são deficitárias e com baixo fluxo de clientes aos
sábados, como a de Teófilo Otoni (MG), onde a receita média aos sábados é R$
416 e a despesa para abrir é R$ 6,6 mil. “Não há nada que justifique estar
aberta ao sábado”, diz. A medida não vale para as agências franqueadas dos
Correios, só para as agências próprias. Atualmente, os Correios têm 6.471
agências próprias e 1.011 franqueadas.
Redução de
despesas
Até o fim do
ano, a empresa espera economizar R$ 1,6 bilhão com diversas ações de redução de
despesas. Os Correios estudam a possibilidade de fundir agências que estejam
próximas, realocando os funcionários e fechando as que dão prejuízo. Ainda
neste mês, um projeto-piloto deve começar a funcionar no Distrito Federal e
depois pode ser levado para outras cidades do país.
Queiroz deu
o exemplo de sua cidade natal, Redenção (PA), onde atualmente há duas agências
dos Correios, mas uma delas é pequena e deficitária. “Tem uma agência maior, em
que faltam funcionários, e tem muito mais condições, fica a 800 metros da
outra. Não faz sentido manter essa outra, porque tem um custo muito alto”, diz.
Ele garante que nenhum município ficará sem pelo menos uma agência dos Correios.
O presidente
fez uma recomendação para que todas as agências reduzam o pagamento de horas
extras e o trabalho noturno dos funcionários. No ano passado, a empresa pagou
R$ 720 milhões com hora extra. “Em nenhuma circunstância vamos prejudicar o
serviço, vamos fazer um ajuste de gestão”, garante.
O corte pela
metade dos gastos com publicidade e patrocínio, que no ano passado significou
R$ 380 milhões, também é objetivo dos Correios para economizar. Outras medidas
administrativas, como revisão de contratos de aluguel, redução do uso de
carros, telefone, viagens e diárias serão adotadas. Também será feita uma
auditoria na folha de pagamento para detectar pagamentos irregulares de
benefícios.
Aumento de
arrecadação
Para
aumentar as receitas, os Correios vão começar a prestar os serviços de
telefonia móvel virtual, chamada de MVNO (Mobile Virtual Network Operator). A
concorrência para escolher a operadora de celular que irá fazer a parceria com
os Correios para vender o chip com a marca da empresa será feita nesta semana.
Com o serviço, a empresa pretende arrecadar R$ 282 milhões nos cinco anos de
contrato.
Outra medida
para aumentar a arrecadação dos Correios será a ampliação do número de agências
que oferecem a venda de consórcios, como de veículos e imóveis, de 190 para 3,2
mil até o fim do ano. A estatal também vai investir no setor de logística e já
iniciou a negociação para ser o operador logístico oficial de todos os setores
do governo federal, como já faz com a distribuição de livros didáticos e de medicamentos.
Agência
Brasil
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