Últimas Notícias

sexta-feira, julho 29, 2016

Russas e Jaguaribe receberão unidade móvel da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas

Dois municípios cearenses serão beneficiados com a presença de uma das Unidades Móveis (UM's) da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) até o dia 2 de agosto próximo. O veículo do tipo Sprinter foi projetado para oferecer um espaço adequado para o trabalho de orientação e encaminhamento de pessoas que estejam passando por sofrimento devido ao uso abusivo de drogas e/ou por ter caso na família ou mesmo pessoa próxima que precise de cuidados especiais.

Receberão a visita da unidade móvel da SPD as seguintes cidades: Jaguaribe (dias 27 e 28/7) e Russas (1º e 2/8). O veículo conta com dois consultórios para o atendimento ao público. Os locais onde a unidade ficará estacionada nas duas cidades ainda estão sendo definidos. Contudo, a escolha recaída sobre espaços de grande concentração de público e fácil acesso.

A visita da unidade móvel a localidades interioranas está inserida no plano de ações do governador do Camilo Santana, que determina a interiorização das ações de políticas sobre drogas. Desde janeiro deste ano, mais de 30 municípios cearenses já foram contemplados.

A secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra, explica que no veículo da SPD é realizada a distribuição de material sobre prevenção ao uso de drogas e outros informativos da pasta. No mesmo espaço, profissionais especializados tiram dúvidas, prestam esclarecimentos, oferecem orientações e fazem os encaminhamentos porventura necessários. No caso do usuário de drogas, a equipe realiza o direcionamento para o local adequado ao tratamento da dependência em cada região.

Aline Bezera informa que qualquer pessoa referenciada por uma instituição pode requisitar a presença de uma das unidades móveis da SPD, através de ofício endereçado à pasta. A ideia é de que todos os municípios cearenses sejam contemplados. A secretária lembra que, normalmente, a demanda pela unidade móvel está associada a grandes eventos realizados na cidade solicitante. Entretanto, o veículo pode ser enviado à localidade em qualquer período do ano, dependendo da demanda de pedidos.

Paralelo à utilização das unidades móveis, a SPD conta com o Centro de Referência sobre Drogas (CRD), que realiza acolhimento presencial na Rua Oto de Alencar, 193, no bairro Jacarecanga, em Fortaleza; e disponibiliza o teleatendimento pelo 0800-2751475.

falecomricardotorres.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas