Últimas Notícias

segunda-feira, agosto 09, 2021

Conheça 7 curiosidades do Nordeste

 


Conheça 7 curiosidades do Nordeste

Viajar tem significados diferentes para cada pessoa. É uma maneira de sair da rotina, conhecer lugares, descobrir histórias e experimentar o novo. Então, escolher um destino envolve diversas variáveis. Sabendo disso, separamos algumas curiosidades do Nordeste para você ficar ainda mais interessado na região.

 

Afinal, a cultura nordestina é muito rica e vai além das paisagens exuberantes e praias paradisíacas. A seguir, confira sete curiosidades sobre o Nordeste.

 

1. Região com mais estados

A região nordestina é a que conta com mais estados brasileiros, totalizando nove: Alagoas; Ceará; Bahia; Paraíba; Maranhão; Piauí; Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

 

Entre as curiosidades da região Nordeste, a sua divisão em sub-regiões (meio-norte, sertão, agreste e zona da mata) se destaca. Isso acontece por causa das diferentes características físicas presentes nessa longa faixa de extensão territorial.

 

2. Recife é a capital estadual mais antiga do país

Você sabia que Recife é a capital de estado mais antiga em todo o Brasil? Fundada em 1537, a cidade proporciona uma verdadeira aula de história brasileira aos turistas. Então, se você gosta do assunto, vale a pena fazer alguns passeios por Olinda e Recife Antigo.

 

3. Litoral do Maranhão é praticamente intocado

Algumas curiosidades sobre o Nordeste estão relacionadas ao litoral maranhense. A região possui a maior quantidade de ilhas de todo o litoral brasileiro. A capital, inclusive, localiza-se em uma ilha.

 

Além disso, o Maranhão possui a maior porção de manguezais do Brasil, com uma porcentagem próxima a 50%. A quantidade de baías, penínsulas, estuários e arquipélagos costeiros também se destaca. Por isso, a costa maranhense é um dos trechos litorâneos mais preservados e selvagens do país.

 

curiosidades sobre o nordeste

4. Bahia faz divisa com oito estados

A Bahia é o maior estado da região, mas uma das curiosidades do Nordeste que nem todo mundo sabe é que ela faz divisa com outros oito territórios. São eles: Alagoas; Sergipe; Pernambuco; Piauí; Minas Gerais; Espírito Santo, Goiás e Tocantins.

 

Por causa dessa característica, os costumes da região Nordeste acabam se misturando no estado, já que ele recebe diversas influências. Desse modo, a cultura baiana foi sendo enriquecida e hoje conquista praticamente todos os seus visitantes.

 

5. João Pessoa é a cidade em que o sol nasce primeiro

Essa é uma das curiosidades do Nordeste que poucas pessoas conhecem. O ponto mais oriental da América chama-se Ponta do Seixas e está localizado em João Pessoa.

 

Como o sol nasce no leste, a capital paraibana é a primeira cidade de todo o continente a receber luz solar. Por isso, a cidade também é conhecida como Porta do Sol.

 

6. Nordeste tem ampla variedade musical

As tradições do Nordeste incluem muita música e festas comemorativas. A região é berço de diversos estilos, como o forró, o maracatu, o axé, o frevo, o xaxado, o samba de roda e o mangue beat.

 

A música faz parte da cultura e é uma das curiosidades mais interessantes do Nordeste. O frevo, por exemplo, é um dos principais ritmos da cidade do Recife, e teve sua origem no século XIX. Nesse sentido, vale a pena visitar a capital pernambucana durante o Carnaval, quando o frevo é muito tocado.

 

7. Rio Grande do Norte tem as rochas mais antigas do Brasil

O município de Serra Caiada, a 100 km de Natal, abriga as rochas mais antigas de todo o Brasil. Por isso, além das praias paradisíacas, a região nordestina também apresenta um potencial forte para o geoturismo.

 

Venha aproveitar o mar nordestino na Costa do Sauípe!

Você conhecia essas curiosidades do Nordeste? Sabendo de todas elas, fica evidente que a região tem muito a oferecer aos turistas. E se você está em busca de um destino para relaxar e aproveitar a culinária nordestina, venha para Costa do Sauípe!

 

O resort tem diversas atrações para todas as idades. Além disso, o sistema é all-inclusive e você pode comer e beber à vontade durante a estadia. Confira os nossos pacotes promocionais e programe uma viagem relaxante e segura. Estamos seguindo todos os protocolos de segurança contra a COVID-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas