Últimas Notícias

quinta-feira, agosto 26, 2021

Moisés Braz inclui Festa de Julho dos Bastiões, em Iracema, no Calendário Oficial do Ceará

 


25 de agosto de 2021

Nenhum comentário

A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta, 25/8, o projeto de lei nº 295/21, de autoria do deputado estadual Moisés Braz (PT), que inclui os festejos de Nossa Senhora do Carmo, padroeira da Serra dos Bastiões, em Iracema, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará. O projeto agora aguarda sanção do governador Camilo Santana, a ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

 

 

Moisés Braz e Hélcio Santos, presidente do PT de Iracema

“A ideia de incluir os festejos de Nossa Senhora do Carmo no Calendário Oficial nos foi apresentada pelo presidente do PT de Iracema, Hélcio Santos, pela importância que a padroeira tem na cultura e na religiosidade do município, em particular da Serra dos Bastiões. De pronto nós acatamos a sugestão e hoje tivemos a felicidade de vê-la aprovada. Parabéns ao Hélcio e a toda a população de Iracema por este importante reconhecimento”, afirmou o deputado Moisés Braz.

 

Situado a 21 km da sede do município de Iracema, o distrito de Bastiões celebra anualmente os festejos, também conhecidos na região do Vale do Jaguaribe como Festa de Julho dos Bastiões, entre os dias 07 a 16 de julho.

 

 

Vista da Serra dos Bastiões, em Iracema

As manifestações religiosas são características da comunidade. Suas origens, segundo a tradição, remetem à imagem de Nossa Senhora do Carmo, constituída por frades católicos fugidos de um grande conflito, a época, no Nordeste brasileiro.

 

Na atualidade a festividade tem atraído um número crescente de participantes e fiéis. Para além da tradicional novena, fogos e zabumbas, bandas e cantores populares se apresentam na praça ou no clube do lugar entre o dia da abertura até o dia 16 de julho, além da cavalgada que acontece há quase duas décadas.

 

Veja a íntegra do projeto:

 

“PROJETO DE LEI N.º 295/21

 

“INCLUI NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DO CARMO, PADROEIRA DA SERRA DOS BASTIÕES, NO MUNICÍPIO DE IRACEMA”.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1.º Fica incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará a Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do distrito de Serra dos Bastiões, no município de Iracema, que acontece anualmente entre os dias 07 a 16 de julho.

 

Art. 2.º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Sala das Sessões, em 21 de junho de 2021.

 

MOISÉS BRAZ

 

DEPUTADO ESTADUAL”

 

 

Assine nossa Newsletter

Email *

Conecte-se

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas