Últimas Notícias

quarta-feira, outubro 04, 2017

Castanhão deve chegar a 2,5% da capacidade em 2018, diz estudo

O clima seco não deve dar trégua no Ceará, durante o último trimestre de 2017.  A ausência de chuvas vem baixando o nível dos reservatórios de abastecimento do Estado. O açude Castanhão pode chegar a 2,5% da capacidade no início de 2018, conforme projeções do Grupo de Trabalho em Previsão Climática Sazonal do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Atualmente, o açude tem apenas 3,97% da capacidade, segundo dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Para a Região Nordeste como um todo, o Grupo do Ministério indica que o volume hídrico armazenado diminuirá entre 2% e 5%, aproximadamente, ainda que as chuvas ocorram dentro da normalidade.


A probabilidade é de 40% de chuvas abaixo da média nos meses de outubro, novembro e dezembro, para toda a Região, de acordo com a previsão sazonal. Segundo o estudo, há possibilidade de 35% de chuvas dentro da média histórica e apenas 25% de chuvas acima da média. Também existe maior probabilidade de ocorrência de temperaturas acima da normal climatológica.ttt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas