Últimas Notícias

segunda-feira, maio 23, 2016

Mais uma turma do Batalhão de Divisas é formada para atuar nas fronteiras do Estado

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) realizou na última sexta-feira (20), o encerramento do Curso de Policiamento de Divisas (CPD/2016). Agora, são mais trinta e sete policiais habilitados para atuar no Batalhão de Divisas da Polícia Militar, operando em ocorrências de combate ao tráfico de drogas, armas e ações contra bancos nos municípios localizados nas fronteiras do Ceará.

O batalhão especializado integra um conjunto de ações do Governo Camilo Santana para ampliar e interiorizar a atuação da Polícia no Estado, e está sendo implantado em três fases. A primeira fase aconteceu em 2015, com o lançamento da 1ª e 2ª companhia, localizadas nos municípios de Limoeiro do Norte (divisa com o Rio Grande do Norte) e Penaforte (divisa com Pernambuco).  Em fevereiro deste ano, mais duas companhias foram instaladas nas cidades de Crateús (divisa o Piauí) e Chaval (também divisa com o estado do Piauí).

De acordo com o comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), tenente-coronel Paulo Sérgio, a terceira e última fase do programa, deverá ocorrer ainda este ano com a criação da 5ª Companhia, que será sediada em Ipaumirim, no limite do Ceará com a Paraíba, e a 6ª Companhia em Parambu, na divisa com Piauí. “A terceira fase será implantada ainda esse ano, a princípio serão estes 35 homens, mas a expectativa é que 120 profissionais integrem a última fase do Batalhão de Divisas. Com o aumento desse efetivo e a capacitação desse pessoal teremos profissionais mais especializados, mais preparados e com plenas condições de trabalho no interior do Estado, dando apoio a essas regiões mais distantes”, pontua.

A capacitação

O Curso de Policiamento de Divisas teve duração de cinco semanas e cumpriu uma grade curricular de 184 horas/aula. Nesse período, os policiais participaram de aulas teóricas e práticas de atendimento pré-hospitalar, direitos humanos, identificação e abordagem veicular, perícia básica de acidente de trânsito, tiro policial, identificação de material explosivo, armamento e equipamento, patrulha policial rural, instrução tática individual, noções de gerenciamento de crises e treinamento físico militar. Esta é a terceira edição do curso de policiamento de divisas, desde o ano passado mais de 200 profissionais foram capacitados pela AESP para reforçar a segurança das fronteiras do Ceará com outros estados. Ceara agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas