Últimas Notícias

terça-feira, maio 17, 2016

Fuga de presos na CPPL 4 e descoberta de túnel na Penitenciária de Pacatuba abalam o Sistema Penal

Túnel foi descoberto na madrugada de hoje na Penitenciária de Pacatuba
O Sistema Penitenciário do Ceará viveu novos episódios de turbulência nas últimas horas. Além da descoberta de um túnel que iria dar fuga ao ladrão de bancos Antônio Jussivan  Alves dos Santos, o “Alemão”, na Penitenciária de Pacatuba, oito detentos conseguiram escapar das dependências da Casa de Privação Provisória da Liberdade Quatro (CPPL 4), em Itaitinga.

Os novos episódios põem mais uma vez em xeque a administração do sistema carcerário do Ceará, que se prepara para uma greve dos agentes penitenciários marcada para ter início na próxima quinta-feira (19).  Os registros de fugas, mortes e rebeliões nas cadeias cearenses têm se tornado uma constante.

Na madrugada desta segunda-feira, pelo menos, oito presos conseguiram escapar da CPPL 4. Militares que estavam nas guritas revelaram que os presos escapavam em pequenos grupos de quatro, chegando até o alambrado que cerca aquela unidade.  Contudo, após a fuga, houve um cerco na área, contando com a mobilização de equipes da Polícia Militar e do Grupo de Apoio Penitenciário  (GAP) e os foragidos acabaram sendo recapturados.

Túnel

Já na Penitenciária de Pacatuba, escavações realizadas durante a madrugada de hoje daria fuga ao assaltante de bancos “Alemão”, condenado pela Justiça Federal no Ceará como responsável pelo furto de R$ 164,8 milhões da sede do Banco Central, em Fortaleza, no mês de agosto de 2015.

A Polícia Militar recebeu informações do plano de fuga, fez uma varredura no entorno da penitenciária e acabou por encontrar as escavações. Um dos responsáveis pela construção do buraco por onde o bandido escaparia acabou sendo detido. Também foram localizados os apetrechos que os escavadores vinham utilizando.

Menores

Pelo menos, cinco adolescentes infratores conseguiram fugir, na noite de domingo, do Centro Sócio-Educacional Dom Bosco, no bairro Passaré, na zona sul em Fortaleza.  Segundo informações colhidas pela Polícia, os cinco menores renderam e ameaçaram um instrutor e conseguiram escapar pela porta da frente.

Informações dão conta também de que, logo após fugir do Centro Dom Bosco, os adolescentes embarcaram em um carro que já estava no local aguardando a fuga se concretizar.


Por FERNANDO RIBEIRO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas