Às vésperas do processo de impeachment da presidente
Dilma Rousseff, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil começam a enviar
cartas para pessoas com 70 anos ou mais, avisando que elas já podem sacar suas
cotas do Fundo PIS/Pasep.
Atualmente estão depositados R$ 34,7 bilhões, divididos
em 30,6 milhões de contas. O saldo médio das contas é de R$ 1.135. Segundo o
Tesouro Nacional, R$ 7,4 bilhões estão nas 4,6 milhões de contas de pessoas com
mais de 70 anos.
O dinheiro pertence a trabalhadores que contribuiram para
o PIS (iniciativa privada) ou para o Pasep (funcionalismo) até 4 de outubro de
1988, ano em que a Constituição alterou a destinação das contribuições do
PIS/Pasep e acabou com o sistema de contas individuais. O dinheiro passou a ir,
por exemplo, para o pagamento anual do abono salarial.
Para saber se tem ou não direito, a pessoa deve procurar
a Caixa (PIS) ou o BB (Pasep).
Para sacar o dinheiro é necessário estar em uma das
situações previstas em lei. Entre elas estão aposentadoria, idade igual ou
superior a 70 anos, invalidez (do participante ou dependente) e morte, situação
em que o pagamento é feito aos dependentes ou sucessores do titular.
(Com Folha de S. Paulo).


Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós