Dados da Polícia Rodoviária Federal, exibidos em matéria
do jornal Folha de São Paulo, neste sábado, 16, mostram que 2015 teve o número
mais baixo de mortes em rodovias federais desde 2007. No ano passado, foram
6.868 mortes em decorrência de acidentes nas estradas. Em 2007, o total havia
sido de 7.053 vítimas fatais.
Em comparação com 2014, que foram registradas 8.234
mortes, houve queda de 17% no total. Trata-se de uma significativa aceleração
do ritmo de redução: entre 2013 e 2014, por exemplo, a diminuição no número de
mortes fora de apenas 2%.
Ainda segundo os dados apresentados, houve inversão na tendência registrada na década
passada de aumento no total de vítimas fatais nas rodovias federais. Estudo do
Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) apontou crescimento de 34% no
número de mortes no período entre 2004 e 2014.
Durante essa década, o mesmo estudo registrava aumento de
120% na frota nacional de veículos, que passou de 39,2 milhões em 2004 para
86,7 milhões em 2014.
“Essa redução de 2015 é muito significativa. Em geral,
índices como esse só ocorrem com mudanças estruturais muito grandes em
determinadas regiões”, afirma Paulo Guimarães, diretor técnico do Observatório
Nacional de Segurança Viária (ONSV).
Guimarães destaca em sua análise para a queda no número
de mortes o papel dos equipamentos de segurança dos veículos. Desde 2014,
freios ABS e airbags são obrigatórios nos carros novos fabricados no país, e o
diretor técnico do ONSV crê que tais itens são decisivos para evitar mortes e
ferimentos graves.
Além de melhores equipamentos de segurança, Guimarães
atribui a redução no número de vítimas à melhora na condição das rodovias. “Com
o pacote de concessões do governo federal, o setor privado fez investimentos
que levaram a melhores pavimentos, maior segurança na via.”
Por fim, o diretor do ONSV avalia que a maior
fiscalização da Polícia Rodoviária Federal em pontos que concentram acidentes
também colaborou para o cenário positivo do ano passado.
A queda no número de mortes em rodovias federais, porém,
ainda é menor do que a redução obtida na cidade de São Paulo em 2015 após a
gestão Fernando Haddad (PT) baixar os limites de velocidade em algumas vias.
Em 2014, a cidade registrou aumento no número de mortes
em acidentes. No mais recente balanço, porém, o número caiu 21% de janeiro a
novembro de 2015 em relação ao mesmo período de 2014. O total de acidentes caiu
35% no mesmo intervalo.
Com informações do jornal Folha de São Paulo



Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós