Últimas Notícias

quinta-feira, abril 28, 2016

CEARÁ É O 3º NO RANKING DE ACIDENTES DE TRABALHO NO NE, DIZ PREVIDÊNCIA

O Ceará ocupa a terceira posição no ranking de acidentes de trabalho no Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia e de Pernambuco, de acordo com dados da Previdência Social.  Segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social, com dados de 2014, 13.315 trabalhadores cearenses sofreram acidentes de trabalho, o que dá uma média de 36 casos por dia. Do total, 60 trabalhadores morreram e 276 ficaram incapacitados de forma permanente para o trabalho.

“Os acidentes criam um impacto na vida e na família do trabalhador, na sociedade, na previdência social, nas empresas e na economia. Além de gerar anualmente milhares de processos com pedidos de indenizações por dano material e moral”, afirma o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará, Francisco José Gomes. Ele é um dos gestores regionais do Programa Trabalho Seguro.

O Anuário da Previdência Social mostra que no Brasil foram registrados 704 mil acidentes de trabalho em 2014, em que 2.783 trabalhadores morreram e 13.833 ficaram incapacitados permanentemente. Comparado com 2013, o número de acidentes de trabalho no País teve um decréscimo de 2,97%.

O Ceará não seguiu a mesma tendência. A redução do número de acidentes no Estado de 2013 para 2014 foi de apenas 2,1%, índice abaixo da média nacional. Isso deixa o Ceará na décima segunda posição no ranking nacional em acidentes dessa natureza.

Construção civil

A construção civil ainda é um dos setores da economia responsáveis pelos maiores índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Cerca de 60 mil trabalhadores sofreram algum tipo de acidente nos canteiros de obras, durante o ano de 2014, no Brasil, segundo a Previdência Social.

No Ceará, não há estatísticas oficiais sobre acidentes na construção civil. Mas acontecimentos recentes, como o desabamento da ponte em obra do canal do Lagamar, que matou dois operários e feriu outros três, e o caso do edifício Versailles, no Bairro Meireles, que vitimou mais dois trabalhadores, mostram que o Estado ainda possui altos índices de acidentes no setor.



Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas