Últimas Notícias

quinta-feira, outubro 14, 2021

Retorno às aulas presenciais no Ceará: confira como está a situação das escolas municipais de Fortaleza, estaduais e particulares

 


As escolas públicas municipais de Fortaleza retomaram as atividades em formato híbrido em 8 de setembro. — Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares

 

 

As escolas públicas municipais e estaduais, bem como as instituições privadas estão em níveis distintos de retorno às aulas presenciais desde que a medida foi autorizada pelo Governo do Estado do Ceará, em alusão à queda de casos confirmados e óbitos provocados pela Covid-19.

 

Alunos de Fortaleza citam readaptação na volta às aulas presenciais: 'Só pegar o ritmo que dá certo'

O último decreto estadual trouxe a priorização do ensino presencial em detrimento do remoto pela primeira vez desde o início da pandemia. A permanência no regime híbrido ou virtual ficou assegurada apenas aos alunos que por razões médicas comprovadas, mediante a apresentação de atestado ou relatório não possam retornar à sala de aula neste contexto.

 

Veja como está a situação em cada uma das estruturas educacionais:

 

Escolas públicas municipais de Fortaleza

A Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza informou, em nota, que 100% dos estudantes matriculados na Rede Municipal já voltaram às salas de aula, em sistema de rodízio semanal.

 

Segundo a pasta, a cada semana, 50% dos alunos ficam na estrutura presencial, enquanto os outros 50% permanecem com atividades em casa.

 

 

Volta as aulas na escola Madre Teresa de Calcutá, no Bairro de Fátima, em Fortaleza. — Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares

Volta as aulas na escola Madre Teresa de Calcutá, no Bairro de Fátima, em Fortaleza. — Foto: Fabiane de Paula/Sistema Verdes Mares

 

Na semana em que os estudantes não estiverem presencialmente na escola, eles recebem um plano de estudos ou uma proposta de vivências, a depender do nível educacional, feitos pelos professores da turma em questão, em parceria com familiares.

 

A Secretaria afirmou que finalizou a terceira fase da retomada das atividades presenciais no fim do mês de setembro, o que permitiu a retorno integral. O tempo de aula também foi normalizado para 7h às 11h e de 13h às 17h (parcial) e 7h15 às 16h (integral), com intervalos para recreio.

 

Escolas públicas estaduais

Conforme a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), 86% de todas as unidades de ensino da rede cearense "já estão em transição para priorizar atividades presenciais".

 

O órgão afirmou que está "adotando as providências para efetuar essa transição de forma integral" e, para isto, "vem realizando a manutenção da sua rede" com a intenção de garantir um retorno seguro e com ambientes adequados.

 

A Seduc disse ainda que as instituições "também têm autonomia para a realização de adaptações em seus espaços".

 

Escolas particulares

Já segundo o coordenador da força-tarefa de volta às aulas presenciais do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe), Henrique Soárez, as unidades educacionais privadas estão na última fase para garantir a totalidade dos alunos em atividades presenciais.

 

 

Escolas particulares de Fortaleza retomaram aulas presenciais em mais séries, a partir desta quinta-feira (1º) — Foto: Camila Lima/SVM

Escolas particulares de Fortaleza retomaram aulas presenciais em mais séries, a partir desta quinta-feira (1º) — Foto: Camila Lima/SVM

 

Segundo ele, "o que está acontecendo nesse momento, já em vias de finalizar, é que as escolas estão ouvindo dos pais quem tem essas necessidades médicas".

 

"A gente está terminando esse processo de levantar esses atestados. Eu sei que tem algumas escolas que ainda vão precisar dessa semana toda, outras terminam hoje, para daí rearrumar as turmas e trazer para o presencial quem antes estava no digital", afirma.

Henrique Soárez ressaltou, porém, a contínua necessidade de manter os protocolos sanitários, como o uso de máscara, o isolamento dos positivados para Covid-19 e o uso de álcool em gel. "Tudo isso é muito importante para que a gente consiga seguindo adiante vencendo a pandemia com muita segurança", finalizou.

 

200 vídeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas