Últimas Notícias

sexta-feira, outubro 08, 2021

O que acontece com a dívida depois de 5 anos? Ela caduca?

 


A dívida é um fantasma na vida do brasileiro, principalmente em época de crise, como a que o país está vivendo atualmente. Muitas pessoas estão deixando dívidas acumularem, não por que querem, mas por falta de dinheiro. Tem cidadão que acredita que depois de 5 anos, a dívida caduca e deixa de existir.

 

Dívidas caducam?

Meu amigo, não crie falsas esperanças! Uma dívida não caduca depois de 5 anos. Se isso fosse verdade, muitas pessoas deixariam de pagar suas contas para ter vantagem, não honrando seus acordos.

 

As pessoas confundem com o fato que depois de 5 anos o credor retira o nome do devedor da sua lista de cobrança. Ou seja, seu nome sai da lista negra, no entanto, a dívida continua.

 

O credor tentará de todas as maneiras fazer um acordo amigável, não conseguindo, irá recorrer à Justiça para obrigar o cidadão a quitar sua dívida.

 

 

Quando existe a prescrição da dívida, ou seja, no prazo de 5 anos, o credor é obrigado a retirar o nome da base dos órgãos de proteção de crédito.

 

Uma dívida prescrita não deixa de existir. Ela poderá ser cobrada, negociada e quitada. Caso você não pague, vai ter problemas. O melhor a fazer é procurar o seu credor e fazer um acordo para quitar a dívida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas