Últimas Notícias

segunda-feira, junho 14, 2021

Cinemas, academias, condomínios, restaurantes...veja como funcionam as atividades a partir desta segunda

 


Volta do público às salas de cinema é um dos avanços na flexibilização das regras de isolamento social — Foto: Jeferson Ageitos/RBS TV

O novo decreto estadual de isolamento social divulgado no sábado (12) traz as regras de funcionamento dos serviços a partir desta segunda-feira (14). Veja abaixo como fica o funcionamento das atividades por segmento, exceto no Cariri, onde o cenário da pandemia é mais grave.

Feiras

Feiras de qualquer natureza seguem proibidas, mas há uma estimativa do governo estadual de que voltem em 21 de junho. O Comitê Estadual de Combate Pandemia do Coronavírus define protocolos sanitários para o retorno de feiras.

 

Condomínios

O uso de espaços comuns e equipamentos de lazer em condomínios de praia, de uso misto para moradia e lazer e/ou de temporada ou veraneio seguem restritos.

 

Estão autorizados o uso agendado de academia, a prática de atividades físicas e esportivas individuais, o uso de quadras e campos para esportes individuais e coletivos, permanecendo proibido o uso de piscinas, bem como o serviço de restaurantes nas áreas de piscinas.

 

Podem haver apresentações musicais nas áreas comuns de condomínios realizadas por, no máximo, dois profissionais, desde que seja essa uma iniciativa do próprio condomínio, sem contato com os condôminos ou aglomeração.

 

Espaços públicos

Os espaços abertos públicos e privados abertos, inclusive Areninhas, podem ser usados para a prática de atividade física e esportiva individual ou coletiva observando o toque de recolher.

 

 

Comércio de rua e de shoppings

O horário do comércio dentro de shoppings é de 12h às 22h, e fora, das 10h às 19h, com uso de 50% da capacidade de público.

 

Restaurantes

Restaurantes podem funcionar de 10h às 22h, exceto aqueles situados em shoppings, que funcionarão de 12h às 22h, limitada em 50% a presença de clientes simultaneamente. São permitidas até seis pessoas por mesa nos restaurantes, sem pessoas em pé, inclusive na calçada. Filas de espera presenciais estão proibidas.

 

Templos religiosos

As celebrações em templos religiosos com a presença de fiéis podem ocorrer até 22h e, no máximo, 50% da capacidade de público, de segunda-feira a domingo.

 

Construção civil

A cadeia da construção civil iniciará as atividades a partir das 7h.

 

Academias

O novo decreto ampliou a capacidade de atendimento presencial simultâneo de clientes para 40% nas academias, com funcionamento de 6h às 22h, de segunda-feira a domingo. O percentual anterior era de 35%.

 

Funcionamento exclusivamente para a prática de atividades individuais;

Atendimento com horário marcado;

Observar todos os protocolos sanitários de segurança;

Ampliação da quantidade de atendimento de clientes presenciais de 25% para 40%;

Horário das 6h às 22h.

Barracas de praia

Barracas de praia podem funcionar, observando:

 

Obediência às regras de protocolo sanitário previstas para o setor para alimentação fora do lar como: não pode haver eventos festivos, fila de espera e mais de seis pessoas por mesa.

Limitação em 50% da capacidade de atendimento simultâneo de clientes;

Proibição do uso de piscinas e parques aquáticos;

Funcionamento exclusivamente para a atividade de restaurante;

Bancos

O governo estadual recomenda aos estabelecimentos bancários a extensão do horário de funcionamento de acordo com as regras do decreto.

 

Museus e bibliotecas

Liberado o funcionamento de museus e bibliotecas observadas as regras estabelecidas em protocolo sanitário, bem como a limitação de capacidade de 50%.

 

 

Cinemas

Permitida a abertura com 30% de público.

 

Eventos de trabalho

A realização de reuniões de trabalho em ambientes privados abertos ou fechados requer:

 

Limitação do número de participantes em 50 pessoas para reuniões a serem realizadas em ambientes abertos e em 30 pessoas em locais fechados (considerando o número máximo de pessoas por metragem do espaço estabelecido em protocolo sanitário)

Não realização de celebração ou festividade durante a reunião;

Ingresso apenas de pessoas já vacinadas com duas doses ou com comprovação de testagem negativa para a Covid-19 (exame de antígeno ou RT-PCR) feita no prazo máximo de até 48h antes da reunião;

Distanciamento mínimo e o uso obrigatório de máscaras de proteção.

Ensino Médio

Liberadas as atividades presenciais para todos os anos do ensino médio, observada a capacidade máxima por sala de 50%. Os pais têm opção de seguir com o ensino on-line.

 

As aulas presenciais das demais séries da educação básica estão mantidas. As escolas da rede pública estadual de ensino médio vão finalizar o primeiro semestre letivo de 2021 de forma remota, ao longo deste mês de junho.

 

Concursos

Durante o isolamento social, poderão ser realizados concursos e seleção públicas destinadas ao preenchimento de cargos ou funções no serviço público, cabendo aos responsáveis pela organização a obediência a todas as medidas e cautelas sanitárias estabelecidas contra a disseminação da Covid-19.

 

Jogos e treinos

Estão permitidos, sem público e com respeito ao protocolo sanitário:

 

Treinos e jogos de campeonatos de futebol internacional, nacional e regional;

Treinos e jogos das equipes de futsal no calendário nacional da Confederação Brasileira de Futsal;

Treinos e jogos das equipes femininas de futebol de salão, observado o calendário oficial;

Esportes coletivos universitários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas