Últimas Notícias

segunda-feira, março 02, 2020

Reajuste: piso dos agentes comunitários de saúde será de R$ 1,4 mil


O piso salarial a ser pago aos agentes comunitários de saúde vinculados ao Estado passa a ser de R$ 1.400,00 , retroativo a 1°de janeiro deste ano. O reajuste proposto pelo Governo do Ceará foi aprovado pelos deputados estaduais e comemorado por representantes da categoria na Assembleia Legislativa do Ceará, na tarde deste sábado (29), em sessão extraordinária. Após a aprovação pelos parlamentares, o novo piso será sancionado pelo governador Camilo Santana.

Ao encaminhar a proposta para a Assembleia o governador Camilo Santana ressaltou que os agentes comunitários de saúde (ACS) desempenham papel fundamental nos serviços e ações de promoção da saúde, vigilância epidemiológica e no combate às endemias dentro dos territórios de atuação.

São eles que visitam regularmente residências e orientam a população em relação aos possíveis problemas de saúde que possam ser identificados e ao acesso à rede pública de saúde, ressalta a matéria votada em plenário.

No Ceará são cerca de 14.600 agentes comunitários de saúde, profissionais que diariamente visitam lares levando informações, vendo, ouvindo e aconselhando a população sobre alimentação, saúde e educação, por exemplo. Em 2018, o governador sancionou a lei que instituiu o adicional de insalubridade para os agentes comunitários de saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Anúncio Google

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas