Últimas Notícias

segunda-feira, março 23, 2020

Ceará zera taxa de água para consumidores de baixa renda


Governador Camilo Santana anuncia pacote de benefícios para categorias mais atingidas pela crise do coronavírus — Foto: Reprodução

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou neste domingo (22) um pacote de benefícios para pessoas atingidas pela quarentena no estado devido ao coronavírus. Na semana passada, um decreto do governo proibiu as atividades comerciais não essenciais e eventos culturais, o que prejudicou a renda de trabalhadores autônomos, artistas e outras categorias.


Para amenizar os impactos do decreto, o pacote de medidas anunciado neste domingo garante os seguintes benefícios:

Suspensão por 90 dias (abril, maio e junho) da cobrança de água para consumidores de baixa renda;
Suspensão por 90 dias da cobrança da tarifa de contingência;
Lançamento de edital para artistas, que farão apresentações on-line.
(Correção: o G1 errou ao afirmar que haveria suspensão de taxa na conta de luz. O benefício ocorre apenas na conta de água. O erro foi corrigido às 20h46)

Conforme Camilo Santana, a suspensão da cobrança de água vai atingir 338 mil famílias em Fortaleza e Região Metropolitana.

"Para todos os clientes padrão básico, estou isentando da conta de água por 90 dias: abril, maio e junho. Serão 338 mil residências, quase 1,5 milhão de pessoas beneficiadas. Isso é para clientes de padrão básico, que consomem até 10 metros cúbicos de água por mês", explicou o governador, em transmissão em rede social.


Já a suspensão da tarifa de contingência vai beneficiar 221 famílias da Grande Fortaleza, conforme Camilo Santana. A tarifa de contingência estabelece um limite de consumo de energia; caso o cliente ultrapasse essa meta, ela paga uma porcentagem sobre o excedente.

Programação cultural on-line
Camilo Santana afirmou ainda que vai divulgar nesta segunda-feira (23) um edital para artistas, que estão impedidos de realizar eventos devido à quarentena. Os vencedores do edital, conforme Camilo, vão apresentar shows e eventos culturais nas redes sociais do Governo do Estado.

"Estamos lançando o edital Cultura Dentro de Casa, são dois objetivos: ter uma programação cultural e ter uma renda pros artistas cearenses que vencerem esse edital." O valor disponível não foi divulgado.

Avanço da doença no Ceará
Número de pessoas usando máscaras em Fortaleza aumenta à medida que novos casos de coronavírus são confirmados.  — Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes MaresNúmero de pessoas usando máscaras em Fortaleza aumenta à medida que novos casos de coronavírus são confirmados.  — Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares
Número de pessoas usando máscaras em Fortaleza aumenta à medida que novos casos de coronavírus são confirmados. — Foto: Natinho Rodrigues/Sistema Verdes Mares

O número de casos confirmados de pacientes com coronavírus no Ceará subiu para 125 de acordo com novo boletim epidemiológico divulgado neste domingo pela Secretaria da Saúde. Foram 41 casos a mais em relação ao último boletim divulgado no sábado (21). A quantidade de suspeitos e os casos descartados não são mais divulgados.

Somente em Fortaleza são mais de 70 casos casos. Outras cidades que registram casos confirmados da doença são: Aquiraz, Fortim, Juazeiro do Norte e Sobral. Um paciente natural de São Paulo foi diagnosticado com a Covid-19 no Ceará.


De sexta-feira (20) para sábado (21), o número de pessoas que testaram positivo no Ceará saltou de 68 para 84, conforme último balanço da Secretaria da Saúde (Sesa), um acréscimo de 23,5%.

Número de casos de coronavírus no Ceará por dia
Ceará
15 de março
16/03
17/03
18/03
19/03
20/03
21/03
22/03
0
25
50
75
100
125
150
Fonte: Sesa
Tire dúvidas sobre o coronavírus; G1 responde a 42 perguntas
Testes para diagnosticar coronavírus podem levar de 15 minutos a 7 dias
Guia de isolamento domiciliar: como preparar casa
Transmissão comunitária
O Estado do Ceará já registra caso de transmissão comunitária do novo coronavírus, de acordo informação do secretário de Saúde, Dr. Cabeto. A transmissão comunitária - quando o contágio da doença está ocorrendo dentro do próprio estado - aumenta a necessidade de isolamento social. "Agora passam a ser contágios múltiplos entre pessoas do próprio estado por isso aumenta mais ainda a importância do isolamento social", ressaltou Cabeto.

Comércio fechado
O governador Camilo Santana determinou, nesta quinta-feira (19), que todos os estabelecimentos do estado devem fechar, com exceção de serviços essenciais, como farmácias, hospitais, clínicas veterinárias e supermercados. Esta e outras medias foram anunciadas em uma live na rede social do governador.

A determinação começou a valer nesta sexta-feira (20) e segue até o dia 29 de março. Com isso, bares, feiras livres, restaurantes, lanchonetes, templos, igrejas, barracas de praia, shoppings centers, museus, cinemas e academias devem permanecer fechados.


"Sei que essas decisões têm repercussões econômicas, mas a nossa prioridade neste momento é preservar vidas", frisou Camilo, durante transmissão ao vivo, em redes sociais, na tarde desta quinta-feira (19). Camilo comentou ainda que a única forma de reduzir a contaminação é o isolamento social. "Isso é a experiência do mundo inteiro".

O número de casos confirmados do novo coronavírus no Ceará subiu para 55. Já o número de casos sob investigação subiu de 259 para 766 entre esta quarta e quinta-feira. Já foram descartadas 118 notificações desde o surgimento da doença no estado, no fim de janeiro. Os números são do boletim da Secretaria da Saúde (Sesa) divulgado nesta quinta-feira (19).

Veja as medidas:
Suspensão por 10 dias do funcionamento de bares, barracas de praia, restaurantes, lanchonetes, templos e igrejas, museus, academias de ginástica, feiras livres, lojas que prestem serviço de natureza privada, galerias e centros comerciais,
Liberados os serviços de entrega por aplicativo.
As medidas restritivas não se aplicam a bares que funcionem no interior dos hotéis e pousadas, desde que sirvam somente aos hóspedes;
Interrupção do funcionamento do metrô em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, a partir de 0h de sábado (21);
Fim das viagens intermunicipais, a partir da 0h de segunda -feira (23);
Prorrogação do ponto facultativo para os servidores públicos do estado até sexta-feira (27);
Barreiras nas divisas do Ceará com outros estados, para fiscalização sanitária;
Suspensão das atividades do setor industrial até 29 de março, exceto a produção de itens essenciais
Não são afetados pela medida:
Estabelecimentos médicos e hospitalares;
Laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos;
Clínicas de fisioterapia e vacinação;
Distribuidores e revendedores de água e gás;
Distribuidores de energia elétrica;
Serviços de telecomunicação;
Segurança privada;
Postos de combustíveis;
Funerárias;
Padarias;
Estabelecimentos bancários;
Clínicas veterinárias,
Lojas de produtos para animais;
Lavanderias;
Supermercados;

O governador também pediu atenção de todos com os familiares mais idosos, que estão no grupo de risco. "É fundamental o cuidado com os idosos no Ceará. É o público mais vulnerável. Vamos proteger as pessoas acima de 60, 70, 80 anos. A orientação é que só saiam de casa em extrema necessidade e evitem que os seus avós, seus parentes mais velhos saiam de casa", destacou.

Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1
Ciclo do coronavírus — Foto: Foto: Arte/G1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas