Últimas Notícias

segunda-feira, janeiro 24, 2022

Procura por remédios para sintomas gripais em farmácias do Ceará sobe 400% e esgota estoques, diz sindicato

 


Sincofarma acredita que estabilização dos produtos deve ocorrer nesta segunda quinzena de janeiro.

Por g1 CE

 

23/01/2022 18h08  Atualizado há 10 horas

 

Medicamentos voltados ao tratamento de síndromes gripais estão em falta em farmácias cearenses. — Foto: Getty Images

Medicamentos voltados ao tratamento de síndromes gripais estão em falta em farmácias cearenses. — Foto: Getty Images

 

 

A busca por medicamentos que ajudem a reduzir os sintomas gripais no Ceará subiu 400% no último mês, em meio ao aumento de contaminações pela variante ômicron do coronavírus no estado e o surto de Influenza A. A informação é do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado (Sincofarma).

 

De acordo com o presidente da entidade, Fábio Timbó, o varejo farmacêutico foi todo "pegue de surpresa" com esse surto antecipado de gripe e o aumento das contaminações da Covid-19.

 

"Com essa demanda extraordinária no mês de dezembro, as pessoas com essa nova demanda procuraram os estabelecimentos. O que tinha em estoque foi vendido, por sua vez, as farmácias solicitaram a reposição para as distribuidoras, mas, depois da segunda quinzena, quando a indústria farmacêutica entrou de recesso, aí apareceu essa dificuldade", afirma.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Terceira onda da pandemia no Ceará tem aumento abrupto de casos diários e baixa letalidade; veja o cenário da pandemia no estado

Ceará tem 71% da população imunizada contra Covid

Segundo o empresário, a ausência de medicamentos que possam ajudar a reduzir os sintomas gripais ocorreu tanto na primeira onda, quanto na segunda da pandemia no estado. Contudo, ele prevê que haverá regularização no estoque a partir desta segunda quinzena de janeiro.

 

"Há uma tendência de uma regularização nesta segunda quinzena do mês de janeiro. Acreditamos que nos proximos dias essa questão já comece a melhorar", acrescenta Timbó.

 

1 milhão de casos de Covid

Testes de Covid-19 são feitos em drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza. — Foto: Divulgação/Sesa

Testes de Covid-19 são feitos em drive-thru no Hospital Geral de Fortaleza. — Foto: Divulgação/Sesa

 

 

O Ceará ultrapassou, neste sábado (22), a marca de 1 milhão de casos de Covid-19 desde o início da pandemia. A informação consta na plataforma IntegraSUS, gerenciada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). Ao todo, foram acrescentados 35.941 novos casos em 24 horas; mas há confirmações feitas neste dia e em dias anteriores.

 

Na terça-feira (18), o Ceará registrava 978.476 casos confirmados da doença; agora são 1.030.428. Ou seja, em quatro dias, foram confirmados 51.952 casos, uma média de quase 13 mil confirmações diárias. Esses índices refletem estudos clínicos de que a variante ômicron — que já é majoritária no estado, com cerca de 94% de presença nos testes positivos — é extremamente contagiosa.

 

Atualmente, o Ceará está em uma terceira onda da Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria da Saúde do estado e é observada a partir de dados e gráficos da pasta no IntegraSUS. No entanto, o cenário é diferente das outras duas ondas: enquanto o número de casos confirmados sobe de forma abrupta, os índices de mortes crescem mais lentamente, o que garante uma baixa letalidade.

 

A mais recente atualização do IntegraSUS também trouxe a adição de 15 novos óbitos provocados pelo coronavírus. Ao todo, já morreram em decorrência da Covid-19 no estado 24.996 pessoas. A Secretaria da Saúde investiga ainda 621 mortes suspeitas a fim de saber se foram causadas por complicações da infecção viral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas