Últimas Notícias

quinta-feira, novembro 08, 2018

Coleção de inventor nordestino vira acervo do novo museu orgânico do Cariri


Nos olhos, o fascínio por aviões e, nas mãos, a habilidade de moldar objetos, essa combinação transformou Francisco Dias de Oliveira em um artesão mestre da cultura. Com uma lâmina flexível de metal, material conhecido como flandre, tudo o que Mestre Françuli imagina se materializa. Hoje ele tem uma frota de 32 aeronaves e um grande acervo de objetos que simbolizam o sertão. Sua casa tem espaço para guardar ultraleves, helicópteros, foguetes e até disco voador, tudo em miniaturas caprichosas e detalhistas, algumas até motorizadas, que ele reproduziu só de olhar.

No ano em que comemora 70 anos de sua fundação, a Federação do Comércio Ceará homenageia os mestres da cultura cearense. 16 Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri serão inaugurados como forma de reverência àqueles que ainda guardam as tradições deste território com seus saberes e experiências.

O pequeno tesouro de Mestre Françuli e seu espaço particular repleto de cores, formas e imaginação é um deles e terá apoio cultural do Sesc e Fundação Casa Grande como um centro cultural para visitação de estudantes, turistas e também seus conterrâneos da cidade de Potengi, município da região Caririense e terra-natal de Mestre Françuli há 76 anos.

O flandeiro é um patrimônio vivo da inteligência, destreza e inventividade do povo nordestino. Moldar miniaturas é um talento que começou a desenvolver ainda na infância, quando viu primeira vez um avião planar acima da plantação onde trabalhava, e sua imaginação decolou junto com o voo.

Além dos brinquedos, ele constrói utensílios e equipamentos, como fornos e pás, também adaptou baldes para coletar água nas estreitas cacimbas do sertão. Inventou tubos de armazenar legumes e até hoje sabe fazer os caandeiros que antigamente flamejavam para alumiar as casas. O aprendiz deste ofício é o filho do artesão, conhecido na cidade como José de Françuli, ele leva adiante a experiência de seu pai na manufatura dos pequenos aviões e dos objetos domésticos, que são vendidos tanto na loja do Museu, quanto no comércio local.


Sobre os Museus Orgânicos
Tratando a cultura de tradição como parte integrante da expressão humana, o Sesc, braço social do Sistema Fecomércio Ceará e Fundação Casa Grande são colaboradores dos Museus Orgânicos dos Mestres de Cultura Tradicional do Cariri e irão homenagear 16 mestres da cultura com a criação dos museus.

Objetos, fotografias, vestimentas, instrumentos e tudo que marca o dia a dia e consolida as manifestações tradicionais são algumas das características que denotam os espaços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas