Últimas Notícias

quarta-feira, janeiro 05, 2022

Com micareta marcada para 14 de janeiro, Russas tem confirmado primeiro caso de Ômicron

 


Com o período de festividades de fim de ano, os casos confirmados de Covid-19 no Brasil ligaram, ainda mais, o alerta. Além disso, o avanço da variante Ômicron é um fator determinante para uma nova onda doença. Em uma semana, o número de infecções pela doença praticamente dobrou no país: em 27 de dezembro, a média móvel de contaminações era de 4.346; nesta segunda-feira (3), o indicador registrou 8.400 — um aumento de 93,9%.

No Ceará, uma das cidades em situação preocupante é Russas, principal município da região do Vale do Jaguaribe. Segundo informações obtidas pelo Jornal do Ceará com um laboratório de Russas, a taxa de positividade bate recorde de 70%. A cada 10 exames realizados, sete são confirmados para a doença.

 

Um pessoa do município, que terá sua identidade preservada, de acordo com o que foi colhido pelo Jornal do Ceará, começou a sentir sintomas da variante Ômicron no último dia 20 de dezembro. Nesta terça-feira (4), o resultado do exame foi recebido apontando a positividade para a cepa.

 

Vale salientar que Ômicron a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Ômicron como uma Variante de Preocupação. De acordo com a entidade, a decisão foi tomada por conta da grande quantidade de mutações apresentada pela cepa, sendo que algumas delas apresentam “características preocupantes”.

 

Nos últimos dias de 2021, a região do Vale do Jaguaribe registrou diversas festas. Uma delas, inclusive, contabilizou cerca de sete mil pessoas em Limoeiro do Norte, quando o decreto do Governo do Estado permite até 5 mil pessoas em locais abertos. A cidade recebeu centenas de visitantes de várias regiões do Ceará e de outros estados. Após isso, as unidades hospitalares da cidade estão diariamente lotados, em destaque o Hospital São Raimundo e Unimed instalados no município.

 

Nos próximos dias 14, 15 e 16 de janeiro, Russas terá uma micareta de pré-carnaval. As autoridades médicas olham com preocupação a grande chance de uma explosão de casos da Covid-19 após a festividade, que deve reunir milhares de pessoas de diversos estados do Brasil. Uma fonte da Unidade Pronto Atendimento (UPA) de Russas revelou ao Jornal do Ceará que o aumento na positividade nos exames ocorreu após o período natalino e, entre os profissionais, a festa é aguardada com aflição. Para piorar a situação, dentre os organizadores, o evento é promovido pelo vereador Rodrigo Bandeira (Cidadania) e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Russas, os quais deveriam cuidar da população.

 

Russas registra a marca de 10.795 casos positivos de Covid-19. Além disso, 265 pessoas estão suspeitas aguardando resultado de exames. Outros 202 moradores tiveram óbito em decorrência da doença. Os dados são da prefeitura e foram atualizados no dia 30 de dezembro de 2021, às 17h. Neste ano de 2021 não houve atualizações. Até o momento, 79,09% da população adulta de Russas está com esquema vacinal completo. Do total do público vacinado, 54.849 pessoas já tomaram a primeira dose da vacina (D1), 50.821 pessoas já foram imunizadas com as duas doses (D2), 1.480 pessoas já imunizadas com dose única (DU) e 9.633 pessoas com a dose de reforço. A atualização foi feita pela Coordenadoria de Imunização da Secretaria de Saúde do município, em 27 de dezembro de 2021.

FONTE ERIVANDO LIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas