Últimas Notícias

quinta-feira, janeiro 06, 2022

Festas vão ter nova redução de público por 30 dias no Ceará, anuncia Camilo; eventos de carnaval são suspensos

 


Eventos de 'pré' e de Carnaval estão suspensos, segundo o governador, por causa da variante ômicron que se tornou predominante no estado combinada ao surto de gripe.

Por g1 CE

 

05/01/2022 18h46  Atualizado há 8 horas

 

Todos os eventos de carnaval e pré-carnaval estão suspensos no Ceará, conforme novo decreto. — Foto: Daniel Aragão / Diário do Nordeste

Todos os eventos de carnaval e pré-carnaval estão suspensos no Ceará, conforme novo decreto. — Foto: Daniel Aragão / Diário do Nordeste

 

 

O governador Camilo Santana (PT) informou, em transmissão ao vivo nesta quarta-feira (5), que estão suspensos todos os eventos de pré-carnaval e carnaval em espaços públicos no Ceará por um mês. Já os outros eventos festivos e sociais, como casamentos e formaturas, terão capacidade de público reduzida também por 30 dias.

 

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

As novas regras passam a valer a partir desta quinta-feira (6). Ainda nesta quarta vai ser publicada uma edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE).

 

A capacidade de público será de:

250 pessoas em ambientes fechados para eventos festivos, sociais e corporativos

500 em ambientes abertos em eventos festivos, sociais e corporativos

 

A decisão reduz em dez vezes a atual capacidade permitida no estado, que é de 2.500 pessoas em locai fechado e 5.000 em locais abertos.

 

LEIA TAMBÉM:

 

Secretaria da Saúde investiga 19 mortes em casa por síndromes gripais em Fortaleza

Ceará 'sinaliza para risco' de terceira onda de Covid-19, diz secretário da Saúde

O governador também anunciou outras medidas que vão ser adotadas no estado, como:

 

Retomar o atendimento no Hospital Leonardo da Vinci para ser a unidade de referência no atendimento a síndrome gripal; ampliando de 10 para 60 leitos para síndromes respiratórias.

Aumentar a testagem do vírus. Camilo disse que vai distribuir testes para todos os municípios cearenses.

Distribuir medicamento tamiflu, apontado por ele como fundamental para o tratamento de síndromes respiratórias.

Ampliar o serviço de atendimento por telemedicina na Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para quando as pessoas começarem a sentir os primeiros sintomas.

Ômicron predominante

Camilo comentou que as medidas acontecem por conta do atual cenário epidemiológico do estado, que enfrenta a propagação da variante ômicron do coronavírus e da influenza H3N2.

 

"Já tem uma sinalização que a ômicron é a variante predominante aqui no estado do Ceará; é uma variante, os estudos científicos mostram, que tem alta capacidade de disseminação, é muito rápida e, aqui, somada a questão da ômicron, nós estamos tendo uma síndrome respiratória muito forte no mês de janeiro, que é atípica", explicou o governador.

 

Camilo antecipou a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 em dois dias, para esta quarta, por causa do aumento de casos confirmados de Covid-19 e influenza no Ceará. Ele já havia sinalizado mudanças no decreto de isolamento social, especialmente, para maior restrição na realização de eventos festivos.

 

Gripe

Atendimentos de Covid-19 e gripe estão crescendo nas UPAS de Fortaleza

Atendimentos de Covid-19 e gripe estão crescendo nas UPAS de Fortaleza

 

O número de atendimentos por síndrome gripal nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) subiu mais de 1000% no mês de dezembro, em comparação com o mês de novembro. Segundo dados do IntegraSUS, o índice de atendimentos por gripe saiu de 415 pacientes atendidos para 4.890. Já por Covid-19, o aumento foi de 787 para 1.252.

 

 

Apenas nos primeiros quatro dias do ano, o IntegraSUS já registra 5.474 atendimentos por síndrome gripal nas UPAs de Fortaleza. Veja os números por dia:

 

1/1: 1.264

2/1: 909

3/1: 1.703

4/1: 1.598

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas