Últimas Notícias

sábado, fevereiro 27, 2021

Forte chuva alaga ruas, avenidas e deixa moradores da Região Centro-Sul e Vale do Jaguaribe assustados


Chuva em Iguatu derrubou motos e deixou ruas submersas nesta sexta-feira

Uma forte chuva alagou ruas e avenidas, invadiu casas e deixou moradores preocupados no fim da tarde desta sexta-feira (26), em cidades da Região Centro-Sul do Ceará e Vale do Jaguaribe. De acordo com Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) choveu 114 milímetros em Iracema e 92 milímetros em Iguatu. Os dados são relativos ao intervalo entre as 7h desta sexta-feira (26) e 7h de sábado (27).

 

Em Iracema, a água invadiu várias residências. Na Rua Joaquim Farias, no Bairro Campo, a água subiu rápido e moradores tiveram de proteger os móveis. "A chuva foi forte. Começou depois do meio-dia e só foi terminar já no início da noite. Tivemos que subir alguns móveis. Entrou água na minha casa e nos vizinhos também", afirmou o comerciante Manoel Freire.

 

Chuva de Iguatu na tarde desta sexta-feira (26) deixou ruas e avenidas alagadas. — Foto: Wandenberg Belém/Sistema Verdes Mares

Chuva de Iguatu na tarde desta sexta-feira (26) deixou ruas e avenidas alagadas. — Foto: Wandenberg Belém/Sistema Verdes Mares

 

 

Já em Iguatu, na Avenida Doutor José Holanda Montenegro, próximo à sede da Cooperativa dos Profissionais em Transportes Alternativos, a força da água derrubou motos e as deixou submersas. Em Icó, cidade vizinha, ruas e avenidas também ficaram alagadas e o trânsito principalmente no Centro ficou complicado. (veja no vídeo acima)

 

Choveu em pelo menos 50 municípios do Estado. Além de Iracema e Iguatu houve registros de chuva em:

 

Aurora (84 milímetros)

Ipaumirim (81,6 milímetros)

Granjeiro (71 milímetros)

Pedra Branca (58 milímetros)

Varjota (57 milímetros).

Previsão para sábado e domingo

Segundo a Funceme, o estado seguirá com condições instáveis, isto é, favoráveis à ocorrência de precipitações para os próximos dias principalmente por causa dos seguintes fatores:

 

Influência do vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), na qual este sistema está localizado sobre o oceano Atlântico, próximo ao leste do Nordeste brasileiro;

Formação de áreas de instabilidade, vindas do oceano Atlântico, bem como sistema de brisa e efeitos locais (como relevo, temperatura e umidade).

Chuva de 114 mm alaga ruas e águas invadem casas em Iracema

Chuva de 114 mm alaga ruas e águas invadem casas em Iracema

 

Continua a tendência apontada durante a semana, ou seja, a região noroeste do estado (litoral Norte e Ibiapaba) e centro-sul (Cariri e sul do Sertão Central e Inhamuns e da Jaguaribana) seguem concentrando os maiores acumulados de chuva até segunda-feira (1.º).

 

 

A previsão para este sábado é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva nos litorais de Fortaleza e do Pecém, eventos de chuva no Litoral Norte e no Maciço de Baturité, e nas demais regiões, nublado com chuva.

 

Portanto, a precipitação prevista sobre os litorais de Fortaleza e do Pecém devem concentrar principalmente nos períodos da manhã e início da tarde. Já para as demais regiões, os acumulados poderão ocorrer a qualquer hora do dia, especialmente, à tarde e à noite. Para sábado, as chuvas deverão ser de intensidade variando de fraca a forte, principalmente nas porções noroeste e Centro-Sul.

 

Para domingo (28), segue a mesma tendência, porém com um aumento gradual da área com chuva sobre os litorais de Fortaleza e do Pecém. A previsão é nebulosidade variável na faixa litorânea com chuva isolada nos litorais de Fortaleza e Pecém; no litoral Norte, eventos de chuva, e nas demais regiões, nublado com chuva.

 

Para amanhã, a chuva prevista, em todas as regiões, deverá ocorrer a qualquer hora do dia, especialmente, nos períodos da madrugada, manhã e tarde e de intensidade variando de fraca a forte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas