Últimas Notícias

sábado, dezembro 29, 2018

Réveillon de Fortaleza 2019: confira esquema de trânsito, segurança e transporte e atendimento médico


Fogos no Aterro da Praia de Iracema no Réveillon 2018 — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução


O réveillon de Fortaleza vai ter 12 horas de festa. A expectativa é de que o Aterro da Praia de Iracema, na orla da capital, receba 1,2 milhão de pessoas. A programação inicia a partir das 17h. A festa terá, ao todo, 12 atrações musicais, e o show pirotécnico com duração de 17 minutos. A Prefeitura de Fortaleza divulgou, nesta sexta-feira (28), todo o esquema para a realização da festa. Confira:

Transporte público
Nos dias 31 e 1º, as passagens estarão em valor de tarifa social, custando R$ 2,80 a inteira e R$ 1,20 a meia.

Um bolsão de estacionamento gratuito vai ser disponibilizado no RioMar Papicu. Do shopping, os usuários podem pegar a linha de ônibus 788 - RioMar/Aterro, que fará trajeto gratuito direto para a festa na Praia de Iracema.

A linha passa a circular a partir das 18h, com 10 veículos disponíveis. O ponto de embarque e desembarque é na Avenida Rui Barbosa, esquina com Deputado Moreira Rocha. A linha especial funciona até as 6h do dia 1º de janeiro.

Outras sete linhas especiais vão fazer a ligação entre os terminais de ônibus de Fortaleza e o aterro. Foram acrescentados 108 veículos reservas, que também funcionam até as 6h do dia seguinte.

Mudanças em via pública
Durante o evento, os pontos de parada de ônibus da Avenida Abolição vão ser desativados. As linhas que normalmente trafegam naquela área serão desviadas, ficando com embarque e desembarque nas Ruas Tenente Benévolo e Pereira Filgueiras.

Confira as linhas especiais:

930 - Antônio Bezerra / Aterro da Praia de Iracema
931 – Parangaba / Aterro da Praia de Iracema
933 – Lagoa / Aterro da Praia de Iracema
935 - Messejana / Aterro da Praia de Iracema
936 – Conjunto Ceará / Aterro da Praia de Iracema
937 – Papicu / Aterro da Praia de Iracema
938 – Siqueira / Aterro da Praia de Iracema

Outras linhas terão o horário prolongado até 4h da manhã:

011 – Circular I
012 – Circular II
042 - Antônio Bezerra/ Francisco Sá/ Papicu
051 – Grande Circular I
052 – Grande Circular II
071 - Antônio Bezerra/ Mucuripe
072 - Antônio Bezerra / Parangaba
076 – Conj. Ceará/ Aldeota
077 - Parangaba/ Mucuripe
079 - Antônio Bezerra/ Náutico
092 - Antônio Bezerra/ Papicu/ Praia de Iracema
906 - Caça e Pesca/ Serviluz/ Centro
Mudanças no trânsito

Um efetivo de 192 agentes de trânsito vai atuar durante o dia do evento.

A operação da Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) inicia a partir de 1h da segunda-feira (31), proibindo estacionamento na Avenida Barão de Studart, entre a Avenida Historiador Raimundo Girão e a Avenida Beira-Mar.

Já a partir das 5h será proibido estacionar nas Avenidas Rui Barbosa e Ildefonso Albano.

A partir das 11h, os bloqueios acontecem nas Ruas Monsenhor Bruno, Virgílio Vasconcelos, Carlos Vasconcelos, Camocim e Barão de Aracati.

Às 16h, a Avenida Beira-Mar será bloqueada. As proibições de estacionamento na área do entorno do Aterro são válidas até o fim do evento.

Desvios
O condutor que estiver trafegando no sentido Mucuripe/Centro na Av. Abolição terá que entrar à esquerda na Barão de Studart e à direita na Dep. Moreira da Rocha. Quem vem no sentido contrário, na Av. Historiador Raimundo Girão, vai dobrar à direita na Ildefonso Albano e à esquerda na Monsenhor Tabosa. Já o motorista que circula na Rua Carlos Vasconcelos terá de desviar à direita na Monsenhor Tabosa.

Moradores e hóspedes de hotéis naquela área terão de apresentar comprovante de endereço para acessar os estacionamentos.

As vias devem ser desbloqueadas às 6h do dia 1º de janeiro. Mas haverá um esquema até as 13h para limpeza da região.

Segurança
Mais de 1000 agentes vão ser direcionados para a operação de segurança do réveillon, incluindo Polícia Militar, Civil, Bombeiros e Guarda Municipal.


Ao todo, 925 policiais militares vão ser distribuídos no dia 31 da Leste-Oeste à Beira-Mar, divididos em dois turnos. No dia 1º de janeiro, mais 100 profissionais vão reforçar o efetivo na orla fortalezense.

A novidade deste ano é a utilização de drones para fazer o monitoramento de segurança no Aterro.

A Guarda Municipal terá 324 guardas e 30 viaturas, distribuídos por cinco áreas. Terminais de ônibus também vão ser cobertos por equipes da PM e da Guarda. E pontos de ônibus nas proximidades do Aterro vão ser monitorados por carros da GM.

Cada terminal vai ter cerca de seis policiais, segundo o tenente-coronel Jano Emanuel, chefe da operação de segurança do Réveillon.

A Prefeitura de Fortaleza também promete implantar reforço de iluminação em paradas de ônibus.

Para a segurança das crianças, equipes da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) vão distribuir pulseiras de identificação para os menores de idade.

Saúde
Dois Postos Médicos Avançados vão estar disponíveis próximo ao Boteco Praia e ao restaurante Tia Nair.

A equipe de socorro será composta por três médicos, três enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, dois socorristas e um auxiliar de serviços gerais.

CEARÁ

FORTALEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas