Últimas Notícias

TV SERRANA

15 setembro 2018

RN começará a utilizar a placa padrão do Mercosul até o final de dezembro


A placa padrão do Mercosul para veículos automotivos começará a ser implantada no Rio Grande do Norte até o final de dezembro. A informação foi repassada na manhã desta  sexta-feira 14, ao DE FATO.COM pela assessoria de comunicação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

De acordo com o órgão, estão sendo realizados alguns procedimentos para que a medida entre em vigor no estado. Inicialmente, os carros zero quilômetro serão os primeiros a adotarem o novo modelo de placa. Posteriormente, os proprietários dos veículos usados deverão realizar a troca. O órgão esclarece que a população corra para fazer a troca imediatamente.

O motorista que quiser trocar a placa voluntariamente ou realizar operações que envolverem novas placas já receberá o modelo do bloco. Sem tabelamento, é o próprio mercado que regula os valores da instalação por meio da livre concorrência.
Na última terça-feira, 11, o Rio de Janeiro foi o primeiro estado brasileiro a adotar o modelo. A placa já é utilizada na Argentina e no Uruguai.

De acordo com o Ministério das Cidades, a nova tecnologia pode acabar com casos de fraudes e clonagens de veículos, com meios mais eficientes para o rastreamento policial. Todas as placas terão QRCode, um código de barras para ser escaneado, um chip e a marca d´água com o nome do país e do Mercosul.

Desde o último dia 1º de agosto, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito (Detran) do País estão em processo de homologação para introdução do novo emplacamento e poderão iniciar operação à medida em que houver a integração ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O Brasil tem uma frota registrada de 97 milhões de veículos, o que corresponde a mais de 80% de todos os veículos do Mercosul.

Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Anúncio Google

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas