Últimas Notícias

quarta-feira, maio 30, 2018

Normalização se dará uma semana após fim da greve dos caminhoneiros


Setores estimam que, se a desobstrução de bloqueios e manifestações dos caminhoneiros seguirem enfraquecendo, a logística de distribuição de produtos pode ser normalizada em uma semana no Ceará, mesma previsão do Governo Federal para o País.
Sobre o assunto
Combustíveis começam a chegar a São Paulo
Bloqueios no Ceará perdem mobilização

No entanto, a greve ainda segue impactando a economia e, conforme movimento de caminhoneiros, ainda não tem expectativa de finalização. Portanto, alguns setores não têm perspectiva de retomada na logística de distribuição de produtos, mas estimam que a normalização pode variar entre três dias e uma semana a partir do fim das paralisações. Já a projeção de recuperação econômica é de meses há anos para áreas mais afetadas.

Após reunião com representantes do Governo, da segurança e do comércio, Maurício Filizola, presidente do Sistema Fecomércio, afirmou que na ocasião foram apresentadas queixas em relação às perdas no setor. “Temos áreas mais perecíveis que só nestes dias já perderam mais de 40% do faturamento. Restaurantes fechados por falta de insumos, o setor farmacêutico não tem tido repasse no Interior”.



Conforme ele, a expectativa é de que hoje a situação de circulação de cargas já esteja com menos paralisações e que a logística de distribuição do comércio seja retomada em até três dias. 

O setor da avicultura deve sentir impactos até daqui a dois anos,  conforme o presidente da Associação Cearense de Avicultura (Aceav), João Jorge Reis. Ele informa que já falta ração para os animais nas granjas, com pintos sendo abatidos devido ao problema. 

Para Luiz Roberto Barcelos, presidente da Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafruta), a previsão de normalização também é de uma semana. Mas isso se daria somente na condição de bloqueios cessarem em todo o País, o que ainda não está ocorrendo. Ele explica que protestos em outros estados impactam no retorno da logística ao Ceará. 

O ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Sérgio Etchegoyen, afirmou ontem que há no Brasil oito corredores de abastecimento abertos e funcionando. Pelas informações recebidas do gabinete de monitoramento da crise de abastecimento, o fornecimento de gás e óleo diesel, por exemplo, no Distrito Federal, caminha para normalização e o tempo e abastecimento de veículos particulares é menor. Ontem, foi escoltado e transportado o dobro de carga em relação ao dia anterior.

Já a Petrobras Distribuidora informou na noite de ontem que, após nove dias de paralisações, o abastecimento a seus clientes está sendo retomado, de forma gradativa, em todo o Brasil, com as desobstruções de estradas, vias de acesso e portarias de bases de distribuição, e com o apoio das escoltas de comboios de caminhões-tanque realizadas pelas Forças de Segurança.

Alguns pontos do País, sobretudo as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, já operam na normalidade. No entanto, em aeroportos secundários e nas regiões Sul e Sudeste, ainda há restrições à circulação que impedem o abastecimento pleno dos mercados.

Ainda ontem, dois aviões da Força Aérea Brasileira decolaram de Brasília rumo à cidade pernambucana de Caruaru levando a bordo 16 toneladas de materiais usados em hemodiálise. Os produtos, que serão distribuídos no Nordeste, foram recolhidos de caminhões que tentavam, sem sucesso, fazer o transporte para a região. Um outro carregamento com material para hemodiálise deveria embarcar rumo ao aeroporto de Guarulhos. A medida faz parte da estratégia de emergência que começou a ser alinhavada ontem pelo Ministério da Saúde.

Em nota oficial, o Governo do Ceará informou que, na manhã de ontem, operações de escolta coordenadas pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) garantiram o deslocamento de aproximadamente 40 caminhões-tanque para o Aeroporto Internacional Pinto Martins e postos no interior do Estado. OPOVO ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas