Últimas Notícias

quinta-feira, janeiro 18, 2018

Cearense leva até 4 meses para ser atendido nas agências do INSS, aponta pesquisa

Os cearenses que desejam se aposentar por tempo de contribuição parecem não ter vida fácil para conseguirem a aposentadoria. O motivo é que chegam a levar até quatro meses para serem atendidos nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Estado.

De acordo com reportagem do jornal Diário do Nordeste, os contribuientes que tentaram agendar um atendimento pela internet na agência do Instituto em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), tem só opção para o dia 16 de maio deste ano.

Na Capital, das oito unidades do INSS, seis agendavam pela internet um atendimento deste tipo. As agências Centro e Messejana não dispunham de marcação para o serviço desejado e a unidade do bairro Damas só disponibilizava o serviço no dia 22 de março, período mais longo encontrado pelo sistema para a cidade de Fortaleza.

Já a agência da Desembargador Moreira, na Aldeota, marcava atendimento um dia após solicitado, ou seja, período mais curto para o contribuinte ser atendido nas unidades da Capital. O INSS não informou o tempo médio de espera para todos os serviços agendáveis no Estado. Atualmente, o Ceará conta com 89 agências, sendo 81 no Interior e oito em Fortaleza.

Interior

No Interior do Estado, segundo a pesquisa, a agência de Quixadá apresentou o período mais longo para ser atendido após a consulta. O agendamento nesta unidade seria realizado no dia 16 de abril. A simulação levou em consideração as agências nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Sobral, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Jaguaribe, além de Quixadá.

RMF

Além de Caucaia, na RMF, a pesquisa também foi feita nos municípios de Maracanaú e Maranguape. Na primeira cidade, com duas unidades do INSS disponíveis para este tipo de atendimento, os serviços estavam aptos para marcação nos dias 14 e 26 de março, nas agências Pacatuba e Maracanaú. Já em Maranguape, o agendamento estava disponível para o dia 21 de março.

Serviços

Cerca de 27 serviços podem ser agendados atualmente pelo site do INSS. Os principais são “Aposentadoria por Idade Urbana e Rural” e “Aposentadoria por Tempo de Contribuição”, mas existem outros como: “Benefício Assistencial do Idoso”; “Benefício Assistencial a Pessoa com Deficiência”; “Pensão”; “Salário Maternidade”; e “Seguro Desemprego do Pescador Artesanal”.

Um dos serviços cujo agendamento também podia ser feito online é a “Atualização de Cadastro”, mas, desde 2016, essa deixou de ser uma opção para os segurados. Segundo o Instituto, a atualização do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é realizada presencialmente, nas agências, no momento do pedido da aposentadoria ou de qualquer outro benefício.

Ferramenta

O INSS disponibiliza ainda uma ferramenta para facilitar o atendimento dos segurados. O site Meu INSS (meu.Inss.Gov.Br) pode ser acessado por meio de computador ou celular. A ferramenta permite fazer agendamento e realizar consultas, de acordo com o órgão. A ideia é que o segurado seja diretamente notificado sobre informações como pagamento de benefícios, exigência de documentos e possibilidade de aposentadoria próxima.

Agência Digital

Conforme o INSS, outra vertente da nova forma de atendimento que está sendo pensada no INSS é a Agência Digital, em que os requerimentos dos segurados são trabalhados totalmente em meio eletrônico. Os documentos são digitalizados e todo o processamento dos benefícios é feito sem a geração de papeis ou processos físicos.


Com informações do Diário do Nordeste


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas