Últimas Notícias

quarta-feira, fevereiro 15, 2023

Deputado quer proibir cirurgias de redesignação sexual a menores de 21 no Ceará


Tramita na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) o projeto de lei n.º343/2002, que visa proibir a terapia hormonal a menores de 18 anos e cirurgias de redesignação sexual a menores de 21 anos, nos hospitais e clínicas públicas e privadas do Estado. A autoria do projeto, lido em plenário nesta terça-feira, 14, é do deputado Luiz Henrique (Republicanos). Em 2020, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reduziu de 18 para 16 anos a idade mínima para a terapia hormonal. No entanto, portaria do Ministério da Saúde sobre o processo transexualizador no SUS mantém 18 anos como idade mínima.

Conforme a proposta, fica proibida a realização de terapia hormonal e cirurgia de resignação sexual no Ceará. O objetivo, segundo o parlamentar, é proteger crianças e adolescentes, garantindo, segundo ele, que fatores externos não afetem o desenvolvimento natural da sexualidade dos jovens. “A proposição visa evitar que medidas sejam tomadas de forma precoce e evitar que seja imputado a crianças e adolescentes processos transformadores que ao fim se tornam irreversíveis e angustiantes para estas pessoas”, destaca Luiz Henrique na justificativa do projeto.

 

Ainda de acordo com o deputado, a proposição se baseia em estudos na Suécia, pelo hospital infantil Astrid Lindgrens, em Estocolmo, que realizou mudanças em sua política para administrar bloqueadores da puberdade a crianças e jovens que não aceitam seu sexo biológico após constatações de enfermidades decorrentes dos tratamentos medicamentosos para a mudança de sexo Entre as enfermidades apontadas na justificativa do parlamentar, estão doenças cardiovasculares, osteoporose, infertilidade, além do risco de câncer e de trombose.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas