Últimas Notícias

quarta-feira, dezembro 01, 2021

De fraudes românticas a prêmios de loteria: veja dicas da cartilha da Secretaria da Segurança do Ceará para redes sociais

 

Secretaria lança cartilhas de segurança nas redes sociais — Foto: Divulgação/WhatsApp

 

 

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) lançou, nesta quarta-feira (1º), uma cartilha de segurança com um passo a passado para evitar golpes aplicados por criminosos nas redes sociais, como no Whatsapp, Instagram, Facebook, LinkedIn, Telegram e Twitter. (veja abaixo os links de acesso às cartilhas)

 

A cartilha foi criada pela da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp). Para o Instagram, a Pasta alerta para o que chama de fraude romântica, que nada mais é quando golpistas enviam mensagens românticas a pessoas que eles não conhecem. Na maioria das vezes, eles fingem ser divorciados, viúvos, e dizem estar passando por algum momento difícil.

 

 

A Supesp alerta para que a população esteja atenta ao se envolver em conversas dessa natureza com pessoas desconhecidas.

 

A Pasta também cita fraude lotérica, quando mensagens alegam que você está entre os vencedores de uma loteria e que pode receber seu dinheiro pagando um pequeno adiantamento. O golpista pode pedir informações pessoais como endereço físico ou detalhes da sua conta bancária, que poderão ser usados para outras atividades criminosas.

 

Veja outras dicas para evitar fraudes no Instagram:

Fraudes de empréstimo:

 

É quando golpistas enviam mensagens ou deixam comentários em publicações, oferecendo empréstimos rápidos com juros baixos mediante uma pequena taxa de adiantamento.

 

Conforme alerta da SSPDS, quando o pagamento inicial for feito, os golpistas poderão pedir mais dinheiro para fornecer um empréstimo maior ou simplesmente encerrar a conversa e desaparecer com o pagamento. A Pasta alerta para que a população evite fazer transações para pessoas que você não conhece.

 

Investimento falso:

 

Golpistas prometem benefícios monetários irreais, como oferecer converter uma pequena quantia de dinheiro em uma grande quantia (por exemplo, R$ 100 = R$ 1 mil), e solicitar dinheiro da pessoa.

 

A falsa promessa de retorno sobre o investimento tem como consequência o golpista desaparecer com o pagamento. A SSPDS alerta para que as pessoas tomem cuidado com pessoas que prometam aumentar seu investimento rapidamente, esquemas de pirâmide e esquemas que prometem deixá-lo rico rapidamente.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas