quarta-feira, janeiro 03, 2018
Golpes contra aposentados do INSS crescem 30% em 2017
A Secretaria de Previdência Social alerta para o aumento de golpes
em que criminosos se passam por representantes do órgão para extorquir os
segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). De acordo com
levantamento da Ouvidoria-Geral do órgão, até 26 de dezembro de 2017, foram
registradas 1.051 denúncias sobre esse tipo de fraude.
Ao longo de todo o ano de 2016 foram 947 denúncias de golpes, visto
que, em 2017, esse número chegou a 1.222, aumento de 30%.
De acordo com o INSS, geralmente os criminosos telefonam para os
segurados e se identificam como integrantes do Conselho Nacional de Previdência
(CNP), oferecendo algum tipo de benefício. Na ligação, dizem que o aposentado
ou pensionista tem direito a receber valores atrasados e pedem que entrem em
contato com eles por meio de um número de telefone. Quando a vítima faz a
ligação, os criminosos pedem informações sobre dados pessoais e solicitam o
depósito de uma determinada quantia em uma conta bancária, para liberar um pagamento
que não existe.
Segundo a Previdência Social, há grupos que atuam de diferentes
maneiras para enganarem aposentados e pensionistas. Em outro golpe frequente,
as vítimas recebem uma correspondência de uma falsa “Auditoria Geral
Previdenciária”, com uma convocação para uma “Chamada para Resgate”. O
documento também afirma que os segurados teriam direito a resgate de valores
que teriam sido descontados da folha de pagamento como aposentadoria
complementar.
A Secretaria de Previdência esclarece que não entra em contato com
seus segurados por meio desse tipo de abordagem, muito menos tem algum tipo de
relação com planos de previdência complementar para segurados do Instituto
Nacional do Seguro Social (INSS). Os benefícios que são pagos pelo INSS são da
previdência pública.
Há também casos em que os criminosos afirmam que os segurados
teriam direito a receber valores referentes a uma falsa revisão de benefícios
concedidos à época do governo Collor ou que podem sacar precatórios. Em todos
os casos, são cobrados depósitos de taxas e informações pessoais da vítima.
Fique atento
A Previdência Social não solicita dados pessoais dos seus segurados
por e-mail ou telefone.
Todos os serviços da Previdência Social são gratuitos.
Não utilize intermediários para entrar em contato com a Previdência
Social.
Em hipótese alguma, deposite qualquer quantia para ter direito a
algum benefício previdenciário.
Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135 e agende uma visita a
uma Agência da Previdência Social (APS).
Não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes
dados podem ser utilizados para fins ilícitos.
Em caso de golpes, registre imediatamente um boletim de ocorrência
na Polícia
Civil e comunique o fato à Ouvidoria Geral da Previdência Social,
pelo telefone ou site.
Com informações Jornal Extra
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