Últimas Notícias

quinta-feira, julho 22, 2021

Aulas presenciais de escolas municipais de Fortaleza estão previstas para retornar em setembro

Aulas da rede municipal de Fortaleza devem voltar a ser presenciais em setembro. — Foto: Camila Lima/Sistema Verdes Mares

 

 

As aulas das turmas de educação infantil e ensino fundamental das escolas municipais de Fortaleza devem voltar a ser presenciais em setembro, em formato híbrido. A informação é da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, que vai divulgar o cronograma de retorno das atividades nos próximos dias.

 

A previsão leva em conta o fim da imunização de todos os professores do município. O início das aulas vai acontecer de forma remota para ter um período de sensibilização e capacitação em relação a novos protocolos sanitários, segundo a prefeitura.

 

Em seguida, haverá uma fase de avaliação diagnóstica, para então ter início o retorno presencial escalonado, ou seja, com o retorno de cada turma em períodos diferentes, indo das séries menores para as maiores. Nesse momento, o ensino acontecerá com metade da turma presencial, e a outra metade de forma remota.

 

Também estão planejados projetos para garantir a segurança e adesão aos alunos em sala de aula.

 

Volta às aulas

Escolas particulares de Fortaleza devem retomar atividades presenciais do segundo semestre de 2021 em agosto — Foto: Camila Lima/SVM

Escolas particulares de Fortaleza devem retomar atividades presenciais do segundo semestre de 2021 em agosto — Foto: Camila Lima/SVM

 

 

Os estudantes de escolas do ensino médio, fundamental e infantil de Fortaleza vão voltar às aulas presenciais ainda com restrições. O decreto vigente na capital libera as atividades presenciais com 50% da capacidade das turmas e oferecimento do ensino híbrido ou remoto para que pais e responsáveis possam escolher entre os dois.

 

As instituições públicas estão em aulas virtuais desde março de 2020. O objetivo para o ensino médio, conforme a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), é que as aulas presenciais (em formato híbrido) nas escolas públicas sejam retomadas em agosto.

 

As atividades em educação infantil e ensino fundamental, geridas pela Prefeitura de Fortaleza, devem voltar a ser presenciais em setembro, em formato híbrido.

 

O sindicato das escolas particulares informou que retoma as atividades do segundo semestre letivo de forma híbrida também no próximo mês, "após as férias de julho".

 

Nesta matéria, você poderá conferir:

Quando vão voltar as aulas na cidade de Fortaleza conforme cada nível (ensino médio, ensino fundamental e educação infantil)

O que se sabe até o momento sobre como vai ser a retomada das aulas na rede pública ou privada e como foi o modelo adotado no primeiro semestre.

Ensino médio

A meta da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) é que as escolas da rede estadual em Fortaleza possam retomar as atividades em agosto. A data específica não foi divulgada pela pasta, mas a ideia é que os trabalhos sejam reiniciados de forma híbrida. Atualmente, as escolas estão autorizadas a colocar até 50% de alunos em cada uma de suas turmas.

 

No primeiro semestre de 2021, todas as escolas públicas com alunos do ensino médio terminaram as atividades de forma remota. Há uma discussão acerca da vacinação completa de profissionais da educação. Enquanto as categorias de classe dizem que é preciso que todos os trabalhadores estejam vacinados, assim como os estudantes, o governo pretende adiantar a imunização de professores para que seja viável o retorno em agosto.

 

 

As escolas da rede particular, por sua vez, estão autorizadas a receber alunos do ensino médio na mesma proporção de capacidade (50%). Conforme o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), as aulas nas escolas particulares do Ceará devem permanecer com ensino híbrido (variando entre presencial e remoto) após as férias de julho. No primeiro semestre, o ensino estava sendo feito de forma remota, pois a liberação foi dada pelo governo do estado em 28 de junho.

 

Ensino fundamental

As escolas de ensino fundamental da rede pública de Fortaleza têm previsão para voltar às aulas presenciais em setembro, ainda no formato híbrido, ou seja, com metade da turma de forma remota.

 

Durante o primeiro semestre, os alunos das escolas públicas da rede


municipal tiveram aulas de forma exclusivamente remota, embora, em maio, o governo do estado tenha liberado todas as séries do ensino fundamental com 50% de capacidade em cada uma de suas turmas.

 

Durante o primeiro semestre, estudantes de escolas particulares entre o 1º e o 9º ano retomaram algumas atividades presenciais, no modelo híbrido.

 

Educação infantil

Os Centros de Educação Infantil (CEI), administrados pela prefeitura de Fortaleza, também retornarão às aulas presenciais em setembro.

 

No primeiro semestre de 2021, as crianças com até três anos de idade foram autorizadas a ficar presencialmente nas creches particulares de Fortaleza, com limitação de 50% da capacidade das turmas. Crianças com 4 e 5 anos de idade só puderam voltar para este formato em abril, com a redução dos contágios pelo coronavírus na cidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas