Últimas Notícias

terça-feira, março 13, 2018

Três açudes estão prestes a sangrar no Ceará


Seis açudes já chegaram em sua capacidade máxima no período chuvoso deste ano. A expectativa é de que mais três açudes sangrem nas próximas semanas. São eles: Acaraú Mirim, São Vicente e Maranguapinho. Outros dois açudes que estão com 90% da capacidade preenchida são Cocó e Tijuquinha, que já sangraram neste período de chuvas mas diminuíram o volume de águas depois disso.

Acaraú Mirim fica localizado no município de Massapê e tem capacidade de 36,7 milhões de metros cúbicos. Nesta segunda-feira, 12, a quantidade de água neste açude atinge 98,39% de seu volume total. Já São Vicente, localizado em Santana do Acaraú, tem capacidade de 9,84 milhões de metros cúbicos e está com 92% desse contingente preenchido. Com 9,35 metros cúbicos de capacidade, Maranguapinho está com 96,27% do seu volume total.

Entretanto, 112 açudes ainda estão com volume inferior a 30%. O Castanhão, o principal açude do Estado, faz parte dessa estatística. Ele ainda está somente com 3,75% de sua capacidade preenchida. Apesar disso, o açude superou o aporte de águas do ano passado. Além dele, Orós está com volume menor que 10% da capacidade. O segundo maior açude tem potência máxima de 1,94 bilhão de metros cúbicos, mas somente 6,30% está preenchido.

Os dados são da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A resenha diária apresentada pelo órgão mostra que o volume atual dos reservatórios do Estado está em 8,36%. Quarenta e seis açudes estão no volume morto e 17 são considerados secos.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas