Últimas Notícias

TV SERRANA

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Chuva de granizo no Sertão alaga ruas e derruba árvores

A chuva de 18 milímetros ocorreu por volta das 17 horas e durou cerca de 30 minutos. Registros de moradores mostram o chão coberto de cristais de gelo

FENÔMENO METEOROLÓGICO

Uma chuva de granizo surpreendeu moradores da região serrana do município de Parambu (distante 406km da Capital), no fim da tarde desta quarta-feira, 20. Fenômeno provocou alagamento e derrubou árvores nas três comunidades atingidas: Serra do Lopes, Sítio Farias e Serra de Uruburetama. O POVO não conseguiu contato com a Defesa Civil do município até o momento, mas, conforme relatos de moradores, não houve feridos.
(Foto: Reprodução/ WhatsApp)
Embora não sejam raros os casos como esse no Estado, essa é a primeira vez que um alto volume de granizo é registrado, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

"A partir das imagens, podemos dizer que é a maior quantidade que se acumulou em superfície de solo, pelo menos no Ceará", explicou Raul Fritz, supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme.

A chuva de 18 milímetros ocorreu por volta das 17 horas e durou cerca de 30 minutos. Registros de moradores mostram o chão coberto de cristais de gelo. O neto da agente comunitária Damiana de Sousa, 51, gravou o momento em que a chuva ocorria. Ela conta como foi o temporal. “A chuva veio com muita ventania, trovoada e relâmpago, arremessando a telhas das casas”, descreveu Damiana.

Moradora da comunidade Serra do Lopes, Antônia Pereira, 48 anos, ficou surpresa com o acontecimento. “Foi uma grande chuva, forrou nosso solo completamente. Até hoje pela manhã havia pedrinhas de gelo nas ruas”, relata.

Entenda

Metereologista explicou que o fenômeno foi ocasionado devido à formação de uma nuvem vertical de grande desenvolvimento. “São nuvens bem frias, bastantes desenvolvidas, elas são chamadas de cúmulo-nimbo. Esse tipo de nuvem cresce verticalmente e se desenvolve muito em altura. Portanto, o topo é gelado e forma o granizo. A temperatura do topo dela pode chegar a 70 graus negativos”, descreveu Fritz .

Meteorologista Raul Fritz foi entrevistado no programa O POVO no Rádio, da rádio O POVO/CBN, nesta quinta-feira. Ouça aqui



 Red; O povo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Anúncio Google

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas