Últimas Notícias

sexta-feira, fevereiro 05, 2016

DISTRITO BASTIÕES/IRACEMA-CE, TRADIÇÃO (COSTUMES), RELIGIÕES E CULTURA NA VIVÊNCIA DESSE POVO




2. HISTÓRIA DA COMUNIDADE DOS BASTIÕES
A comunidade Bastiões, distrito rural do município de Iracema, está localizada
no sudeste do estado do Ceará, no médio Jaguaribe. Situada em uma região serrana o
distrito é cercado por uma vasta área verde, com vegetação predominante de caatinga
.
O Distrito dos Bastiões desenvolve atividades de agricultura de subsistência
como o cultivo de milho, feijão e fava. Para tanto é utilizando o sistema de meia, em
que o dono da terra cede espaço para os agricultores plantarem e recebem uma parte da
produção. Outra atividade desenvolvida na comunidade é o artesanato que é
popularmente chamado na comunidade por “tela”.
Os relatos orais acerca da fundação da comunidade indicam que os primeiros
moradores a ocuparem aquele território foram três homens negros da família Bastião,
por isso o nome da comunidade seria o mesmo, que vieram fugidos da Bahia. Essa
família sobrevivia da agricultura e da pesca, morava sozinha nesse terreno que era
cercado por mato. Segundo relatos dos mais velhos, havia nesse período uma única casa
no centro da comunidade onde hoje está fixado o cruzeiro, na praça do distrito.
A família Bastião, posteriormente, negociou suas terras com duas mulheres
negras, Maria Bribiana e Feliciana. Essa família povoou a comunidade e deu origem de
descendentes com o surgimento de outras cinco famílias: Sá, Jacob, Assis, Tomé e
Rafael. Não existe registros de quando ocorreram essas negociações.
Com o passar do tempo um desses descendentes, Raimundo Assis, tornou-se o
grande patriarca da comunidade. Segundo alguns moradores ele era tão respeitado que
nem o padre o respondia. Esse não vendia suas terras para brancos, pois acreditava que
4
quando eles estivessem na comunidade submeteriam os negros à condição de
submissão.

Não vender terra era, segundo eles, um critério para impedir que os
negros fi cassem submetidos aos brancos, como revela uma antiga
moradora de Saco do Frade ou Aquinópolis, sítio pertencente ao
município de Jaguaribe e que, na ocasião da pesquisa, residia em
Bastiões.(Bezerra, 2012,p.53)

Só depois da morte de Raimundo Assis é que seus herdeiros iniciaram a venda
de parte de suas terras para famílias constituídas por não negros, e novas famílias foram
incorporadas na vida social da comunidade.
Com essa nova configuração essas famílias passaram a ser maioria na
comunidade, e de certo modo o receio de Raimundo Assis se concretiza, pois, esses
novos grupos também passam a ser os donos dos pequenos comércios da localidade e
das terras, tendo assim maior poder de decisões na comunidade.
2.1. Comunidade Bastiões: tradições e costumes
É muito peculiar, que com o passar do tempo, as pessoas vão identificando mais
fortemente suas raízes e muitas delas se fortificam cada dia mais. Existe o desejo de
tentar mudar uma realidade que perdura dentro da comunidade, a de que, ao final da
formação escolar o jovem ter que sair do seu lugar de origem em busca de emprego,
melhor acesso à saúde, formação acadêmica e mais comodidade em relação a tudo. E
ainda há casos de jovens que por terem que ajudar em casa desistem dos estudos e ficam
desestimulados, sem haver sequer algum tipo de incentivo ou meios que os amparem.
De uma forma geral a juventude da Comunidade encontra duas possibilidades: ou serão
trabalhadores rurais ou viajam para o sudeste do país em busca de melhores
oportunidades.
Como filha de moradores da comunidade há tempos, tendo que me ausentar
devido à busca de formação acadêmica, tenho boas lembranças desse cotidiano.
Atualmente, com tanta informação à disposição de todos, enxergo mais claramente que
nós jovens somos e temos que fazer as mudanças acontecerem em nosso lugar e percebo
que, diferentemente de tempos atrás, a juventude já busca meios de se manter dentro da
sua comunidade, pois sabe da importância de estar mais presente, tanto na sociedade
local como em meio aos amigos e familiares. Ao mesmo tempo há o desejo de tentar
mudar uma realidade que perdura dentro da comunidade, a de que, ao final da formação
5
escolar o jovem ter que sair do seu lugar de origem em busca de emprego, melhor
acesso à saúde, formação acadêmica e mais comodidade em relação a tudo. E ainda há
casos de jovens que por terem que ajudar em casa desistem dos estudos e ficam
desestimulados, sem haver sequer algum tipo de incentivo ou meios que os amparem.
Vi de perto uma geração que tinha clareza do que se faria depois do Ensino Médio,
tendo eu percebido duas opções: ou seriam trabalhadores rurais ou faziam como a
grande maioria faz, sair de sua comunidade e viajar para o sudeste do país.
Tenho um apreço incondicional pelo lugar onde minhas raízes se fixam. Mas
temos que abrir os olhos para os problemas que nos cercam buscando meios e pessoas
que possam trazer os benefícios para uma vida social digna. Saneamento básico,
estrutura escolar mais adequada, fornecimento de água, ensino de qualidade, meios que
possibilitem à comunidade formas de subsistência, além da agricultura, são alguns dos
problemas que rodeiam a nossa comunidade. Pode até parecer que esse tipo de assunto
não esteja relacionado à juventude, que deveria está focada em outros assuntos, mas,
pelo contrário, os jovens querem crescer dignamente com uma estrutura social que lhes
permita ter os mesmos direitos que quaisquer outros jovens.
Sobre o cotidiano, ao passo que alguns costumes se modernizaram, outros
ficaram mais fortes e presentes na nossa cultura e em nossas tradições. Fato que ainda
observamos é que, dependendo da época do ano, a forma de diversão dos jovens muda,
assim como a comida típica, o trabalho do roçado. A diversão é intercalada entre banhos
de riachos e cachoeiras nos meses chuvosos; as festas juninas, a comemoração da
tradicional festa da padroeira no meio do ano; e durante o restante do tempo, de forma
criativa, os jovens tentam sair da monotonia, reúnem-se na pracinha, jogam futebol,

fazem teatro de rua e ficam conectados à internet sempre que podem.
O clima privilegiado, agradável, com temperatura amena na maior parte do ano e
fria durante os períodos chuvosos, proporciona uma diversidade de atividades lúdicas e
comerciais/turísticas. Em um ponto alto que fica acima da comunidade de onde se tem
uma vista privilegiada, denominado de Santo Cruzeiro, costuma-se fazer piqueniques.
Consideramos que é um ponto turístico do lugar, não há quem o visite e não tire uma
fotografia. Outro lugar bastante visitado por jovens é uma bica d’água na descida da
serra, local bastante visitado nas épocas chuvosas.
A comunidade quilombola, Bastiões, é um distrito do município de Iracema,
localizado no sudeste do estado do Ceará, no Vale do Jaguaribe. A comunidade rural
pratica a agricultura de subsistência, utilizando para isso o “sistema de meia”, que se
6

realiza da seguinte maneira: o proprietário da terra disponibiliza uma parte da mesma
para o arrendatário plantar e “cuidar” (limpar o terreno e deixá-lo pronto para o plantio),
na colheita os arrendatários precisam deixar uma parte da produção para o proprietário.
A divisão da colheita na Comunidade acontece de duas formas diferentes de acordo com
o produto produzido. No caso do milho a cada três carreiras plantadas os donos da terra
ficam com uma carreira, nesse caso os proprietários têm que pagar funcionários para
colher seu produto, pois os trabalhadores só têm a obrigação de colher a própria parte.
Em relação à divisão do feijão entre os agricultores e os proprietários das terras é
feita através da contagem de quilos: a cada três quilos colhidos um é destinado aos
donos das terras. Para ser feita essa contagem os agricultores precisam colher toda a
produção nos pés, e na volta da colheita levar até aos proprietários, para ser feita a
pesagem e a divisão.
O dia de quem trabalha nos roçados começa bem cedo, logo de madrugada os
trabalhadores, mulheres, homens, jovens e idosos já estão de pé. As mulheres que, além
de trabalhar na roça também são donas de casa precisam deixar tudo organizado para
que as crianças possam ir à escola. Por volta das quatro horas da manhã elas iniciam a
caminhada com destino ao trabalho. Se na casa há muitos filhos, algumas delas são
escolhidas para permanecer em casa e realizar os afazeres domésticos.
A caminhada é longa, a maioria dos roçados são distantes da comunidade.
Vestidos com camisas de mangas longas, calças jeans, botas, e chapeis nas cabeças,
para se protegerem do sol e dos espinhos, eles seguem caminhando, carregando no
corpo o borno (uma espécie de bolsa grande, feita de panos resistentes como o jeans)
por entre as matas, superando os espinhos e se equilibrando nos desníveis presentes nos
terrenos irregulares. Dentro dos bornos estão alguns utensílios que auxiliaram os
trabalhadores na atividade como as sementes, os fósforos, o facão. Lá também são
carregadas duas garrafas uma com água e outra com café, um lanche, o fumo e o papel
para o cigarro também não podem faltar. Nas mãos carregam outros instrumentos de
trabalhos como a enxada e a foice, importante dentre outras coisas para limpar o mato
que cresce no meio das plantações.
Chegando ao destino, procuram um lugar na sombra para prender o jumento, e
outro com uma distância razoável para deixar o borno com os utensílios para o consumo
dos trabalhadores. Durante as horas de trabalho pesado, os trabalhadores dão pequenas
pausas, para isso aproximam-se do espaço onde haviam deixado a bolsa com os

7
utensílios para o consumo. Os intervalos são rápidos, porém regados de muitas
conversas, cafezinhos e tragadas em cigarros de palha.
A volta para casa acontece por volta das treze e quatorze horas da tarde, com o
sol em seu horário mais quente. No período da colheita, o retorno para casa torna-se
mais difícil ainda, pois além do cansaço físico resultante do trabalho pesado e do forte
sol, os trabalhadores precisam carregar sacas de feijão e milhos na cabeça, pois o animal
não consegue carregar tudo.
Além de todo esse trabalho, em alguns momentos surgem outros problemas que
dificultam ainda mais a vida dos agricultores rurais da comunidade, como nos períodos
em que as plantações são invadidas por pragas.
Nessas ocasiões, os moradores, mesmo que de forma individual, porém
organizada, conseguem combater a praga chamada por eles de cascudo, com venenos
próprios para as plantações de feijão. O material utilizado no combate às pragas
precisam ser compradas em outros municípios, pois a comunidade não está preparada
para esse acontecimento.
2.2. Tradições, religiosidade e festas
O ambiente nos Bastiões é tranqüilo, é uma comunidade pacata, não se vê muitas
confusões, apenas alguns desentendimentos comuns na convivência próxima entre os
moradores. Na maior parte do ano não existe muita movimentação na Serra, há uma
circulação de pessoas razoável nos encontros religiosos. Nas grandes festas, porém, esse
panorama se transforma e a comunidade entra em outro ritmo.
A religiosidade é algo que consegue movimentar e transformar o ritmo de vida
dos moradores. São três as religiões cultuadas nos Bastiões: duas delas fazem parte da
história da comunidade pelo longo período em que faz parte do distrito. Uma delas é o
catolicismo que, segundo relatos de moradores antigos, é presente desde o início da
comunidade; outra é a religião de matriz africana que na serra é chamada de Xangô, que
também é presente na comunidade há bastante tempo. O culto evangélico é parte da
comunidade há aproximadamente dez anos.
As manifestações religiosas voltadas para o catolicismo é um dos símbolos da
comunidade, que tem como padroeiros, Nossa Senhora do Carmo, e São Sebastião. Os
dois grandes eventos do distrito que os fazem ser reconhecidos nas cidades vizinhas são
as festas em homenagem a esses santos.
8
Uma das versões que narra do surgimento da padroeira da comunidade conta que
foi durante uma dessas pescarias que teve início a relação da comunidade com Nossa
Senhora do Carmo, pois um dos Bastiões, ao lançar a rede de pesca, puxou a imagem
santa. Essa relação religiosa se consolida com as duas negras que habitaram a
comunidade posteriormente.
Outra versão também oriunda da tradição oral da comunidade narra que a
imagem da Santa foi comprada pelas duas novas donas das terras junto aos frades
pernambucanos que passavam por lá durante uma viajem que faziam.
A festa de Nossa Senhora do Carmo que acontece no mês de julho, é o principal
evento da comunidade. Nessa época do ano o ritmo dos Bastiões fica frenético, pois é o
momento em que ela recebe um grande número de visitantes e é também para esse
período que os moradores preparam-se o ano inteiro.
Também conhecida na região do vale do Jaguaribe como Festa de Julho dos
Bastiões, os festejos de Nossa Senhora do Carmo duram dez dias, pois inicia-se no dia
sete de julho e termina no dia dezesseis do mesmo mês. Durante esse período, a
quantidade de gente circulando pela cidade, noite e dia é incalculável.
Sons de carros ligados a toda hora e a toda altura, os barres cheios, a praça e a
rua (centro da comunidade) lotados de barracas vindas de outras cidades para vender de
imagens de santos a calçados. A criançada correndo nas ruas, os jovens circulando com
suas melhores roupas e com a aparência do momento. Os idosos em algumas calçadas
de bares ou de casas observando o movimento. Esse é o ambiente da comunidade
durante os dias de festa do mês julho.
Antes do início da festa e durante, a Igreja organiza procissões com o objetivo de
arrecadar donativos para serem leiloados durante a festa. Essas procissões acontecem
tanto na comunidade como nos municípios e vilarejos vizinhos, da seguinte forma: um
grupo grande de pessoas saem nas ruas cantando as ladainhas da Igreja específicas para
aquele momento, os moradores que desejam contribuir, entregam o que desejarem para
as pessoas que carregam grandes sacos. O dinheiro arrecadado é destinado à Igreja.
Por volta de cinco horas da tarde as pessoas começam a se arrumar para
acompanhar as novenas e posteriormente a missa, para só depois aproveitarem a noite
de festa. Das nove noites de festa (no dia dezesseis, ultimo dia não tem festa é a missa
da padroeira que acontece as dez horas da manhã) durante oito dias fazem homenagem a
algumas famílias da região, algumas tradicionais outras por poder político e/ou
9
financeiro. A família homenageada da noite é que organiza a festa e os festejos de sua
noite.
Dentro desse período festivo acontecem outras manifestações culturais, também
em homenagem à Santa como a Moto Romaria, que é uma passeata de moto, cavalgada
onde se reúnem em Iracema vários animais para cavalgar com a imagem da padroeira na
frente. No dia quinze de julho acontece o leilão e os materiais leiloados são os que
foram doados nas procissões. Após o dia dezesseis a comunidade volta aos poucos à
normalidade.
Outra manifestação religiosa que mesmo que em menor proporção chama
bastante atenção da comunidade e de alguns municípios vizinho é o xangô do pai de
Santo Luiz, bastante conhecido na região Jaguaribana. Mesmo sem data certa para
acontecer, a não ser na festa de Tia Maria, que acontece no dia vinte e cinco de
dezembro, a casa dele fica sempre lotada.
Os trabalhos de Luiz são conhecidos na região do Vale do Jaguaribe, por essa
razão, pessoas de toda a região sobem a serra para pedir sua ajuda. Esse reconhecimento
de seu trabalho, levou-o a fechar temporariamente sua casa na comunidade e mudar-se
para a cidade de Jaguaribe. Interrompendo os cultos de matriz africana por um longo
período, porém quando retornava para visitar a comunidade e a família, ele reabria sua
casa espiritual.
Um dos momentos que mais movimenta a casa de xangô de Luiz, é na realização
da festa de Tia Maria, que acontece no dia vinte e cinco de dezembro. Nesse momento a
casa fica lotada, os jovens vão para dançar e comer, durante o ritual eles dançam
cantam e a entidade responde algumas perguntas dos visitantes e diz algo sobre o ano e
vai começar, também são distribuídos alimentos doces e frutas.
Outra religião com um número razoável de adeptos na comunidade é a
evangélica, essa que é relativamente recente, tem seus dias de culto pelo menos duas
vezes na semana, dependendo da época, independente do que esteja acontecendo na
cidade ele acontecerá.
A religiosidade do povo mostra-se também na comunidade através de outros
fatores com a presença das parteiras que na comunidade recebem o nome de
cachimbeiras e das rezadeiras. Há aproximadamente trinta anos atrás com as dificuldade
de locomoção e a ausência de médicos no distrito como já relatamos os problemas eram
resolvidos também através da espiritualidade.
10
Os partos na comunidade assim como em tantas outras, eram realizadas com a
ajuda das parteiras, essas durante o partos realizavam rituais para tirar as dores das
mulheres. Enquanto faziam o parto as parteiras fumavam um cachimbo com fumo,
durante o trabalho elas soltavam a fumaça em cima das mães, segundo elas para tirar as
dores. Por essa razão, na comunidade elas recebem o nome de cachimbeiras.
Outro elemento importante para o cotidiano da comunidade que é um símbolo da
religiosidade e da fé do povo, são as rezadeiras, mulheres que através da reza, com
algumas folhas de pinhão roxo conseguem curar espiritual e fisicamente os moradores.
As reflexões desenvolvidas neste relato nos levam a constatar que ao falarmos
de comunidades quilombolas, precisamos considerar as particularidades de cada povo,
cada lugar, visto que cada uma delas guarda na sua história o que lhes torna diferente, o
que é particularmente seu.
Os valores sociais dessa comunidade foram construídos através da
ancestralidade e sobrevivem nos dias atuais e mesmo sofrendo a concorrência desigual
da tecnologia, as novas gerações colocam suas novas experiências nesses valores,
porém a essência deles permanece. A valorização da família, do trabalho e a
manutenção dos rituais religiosos, são alguns desses ideais facilmente observados.
As manutenções das suas tradições, de sua cultura foram e continuam sendo a
forma de resistência das comunidades negras, especialmente através das tradições orais
que permitem que essa cultura perpasse às gerações futuras.

2. ÁGUA NA SERRA: BOAS LEMBRANÇAS, MUITAS DIFICULDADES

A vida na comunidade é regada por muitas dificuldades, provocadas
principalmente pela falta ou a escassez de serviços básicos como o abastecimento de
água que influencia, desde muitos anos atrás, a forma de vida dos Bastiões. Há décadas,
o problema mudou apenas a forma como se apresenta, mas permanece até os dias atuais.
As dificuldades para ter acesso à água são um problema para os Bastiões há
bastante tempo, a água encanada, por exemplo, só chegou na comunidade há
aproximadamente dez anos. Antes disso, a comunidade teria que ir diretamente aos rios
e açudes da região para ter acesso à mesma.
Há aproximadamente quinze anos atrás para ter acesso à água os moradores
precisavam buscá-la nos rios ou no açude, dependendo da utilidade que dariam a ela. A
comunidade, em virtude da necessidade de beber, buscava água para o consumo em
11
cacimbas e no açude santo Antonio, situado em um vilarejo próximo aos Bastiões. Água
para outras necessidades era retirada principalmente do rio (intermitente) que havia
dentro do distrito.
A maioria das famílias consome água de cacimbas e cacimbões. São poucas as reservas
d’águas no povoado, ocasionando caminhadas diárias de até 2 Km para algum
abastecimento. Quando não há escassez, o cacimbão mais procurado era aquele que
pertencia aos Assis...(Bezerra,1999,p.55)
Nessa época lembro que meu avô tinha um jumento. Ele foi essencial para a
família, pois possibilitava que nós tivéssemos acesso à água com mais rapidez, era
através dele que conseguíamos carregar o maior volume de água para armazenar.
Também era ele quem carregava a maior parte do peso dos trabalhos no roçado.
Para conseguir água, a fim de atender às necessidades da família, tínhamos que
cumprir um processo longo e cansativo, que começava quando íamos buscar o jumento
próximo ao roçado onde ele ficava, para que pudesse se alimentar. O caminho até lá era
distante e de difícil acesso como já relatamos, mas como íamos em grupos, brincávamos
o caminho inteiro e essas dificuldades eram mais facialmente superadas.
A caminhada até o açude levava bastante tempo, por isso meus tios não perdiam
tempo com conversas prolongadas, cumprimentavam rapidamente quem estava pelo
caminho, mas seguiam a passos firmes em direção a seu destino.
Quando lá chegavam, normalmente já estava repleto de pessoas com os mesmo
objetivos. Eles então posicionavam o jumento, pouco afastado da água para não sujá-la,
e iam os dois enchendo as âncoras e eram necessários muitos baldes de água para
enchê-las por completo. Quando isso acontecia meus tios tampavam-nas, cada um
enchia seus dois baldes, prendia-os nos galões e com eles sobre ombros e o Jumento na
frente iniciavam a caminhada de volta para casa.
No retorno, os passos eram mais lentos, por causa dos pesos que carregavam,
mas não podiam desviar a atenção do animal, pois corria o risco de ele jogar todo o
trabalho fora se encrespasse com outro de sua raça. A água retirada do açude era
utilizada para o consumo (beber) e nas casas das comunidades ela era, em alguns casos,
ainda, é armazenada em potes feitos de barro. Quando chegávamos, em casa com a
água, encontravam o pote já lavado e as âncoras eram descarregadas. Para retirar as
impurezas que por ventura tivessem vindo junto, colocava-se um pano limpo na “boca”
do pote antes de colocar água em um processo de coar a água. Esses trabalhos repetiamse
algumas vezes para atender às necessidades da família.
12
O clima na comunidade na maior parte do ano é frio. Por se localizar em uma
região serrana a água armazenada nos potes ficam na maioria das vezes em uma
temperatura agradável, nem muito quente e nem muito gelada, por essa razão ainda hoje
algumas pessoas preferem beber a água dos potes do que, as retiradas das geladeiras.
Algumas atividades relacionadas à água movimentaram a vida social da
comunidade e deram um sentido cultural às atividades cotidianas, no período em que
não havia água encanada. A lavagem das roupas é um exemplo disso: existia nessa
época todo um processo para que de fato fossem lavadas.
Essa era uma atividade esperada pela molecada, que aguardam o momento para
acompanhar suas mães até o rio e brincar a manhã inteira ao redor dele, principalmente
os meninos, pois só teriam que colocar água junto às mães, diferente das meninas que
ajudavam na lavagem por mais tempo.
Recordo que nos dias que antecediam ao dia da lavagem das roupas, a
expectativa que se formavam junto às crianças era enorme: os meninos iniciavam o
processo de convencimento para que as mães os levassem, mas certo mesmo é que as
meninas iriam, então nos especulávamos e deixávamos eles mais ansiosos.
Quando o grande dia chegava, acordávamos bem cedo, por volta das quatro e
meia da manhã, as mães preparavam o café. Enquanto tomávamos o café, as mulheres
pegavam uma colcha de cama grande, estiravam no chão da sala e iam juntando ao
centro todas as roupas que seriam lavadas. Por fim elas colocavam alguns materiais de
limpeza, como os sabões e fechavam e amarrando as pontas.
Minha mãe colocava a trouxa na cabeça e saíamos todos em direção ao rio da
comunidade. No caminho encontrávamos outras famílias que iriam fazer o mesmo, as
mulheres então iam conversando, cada uma com sua trouxa na cabeça e as crianças
caminhavam, corriam e cantavam na frente, carregando baldes que continham alguns
materiais de limpeza e de consumo dentro e as bacias.
Ao chegar no rio cada mulher escolhia uma das muitas pedras grandes que lá
existiam, escolhiam a que considerassem melhor para bater as roupas mais grossas nela.
Ao redor dessas pedras elas colocavam os materiais de limpeza necessários para lavar as
roupas, um pouco mais afastado alguns alimentos que foram levados para o lanche,
fumo e papel para fazer o cigarro.
Com o ambiente todo organizado pelas mães, as crianças começam a pegar água
no rio para encher as bacias. Depois de fazerem parte de sua obrigação iniciavam as
brincadeiras nas árvores e em uma parte mais reservada do rio. Entre uma brincadeira e
13
outra as meninas tinham que parar para ajudar as colocar as roupas para quarar no sol,
além de fazerem o primeiro enxágüe.
Na volta para casa o cansaço já estava visível em todos, porém as crianças ainda
tinham energia para colocarem-se na frente, caminhando a passos largos e conversando
sobre os acontecimentos da manhã. Enquanto isso as mulheres voltam com as trouxas
nas cabeças, conversando sobre o cotidiano.
O dia de trabalho das mulheres da comunidade não terminava aí. Quando
chegava em casa além de organizar as roupas que haviam sido lavadas elas também
precisavam arrumar a casa e fazer o almoço do dia. As filhas também ajudavam nessas
atividades enquanto os garotos brincavam na rua ou assistiam tevê até o almoço ficar
pronto.
Por sinal, brincar de correr era a brincadeira preferida dos garotos, e em quase
todas as brincadeiras deles estava relacionada as correrias. Enquanto isso no fim de
tarde, as crianças brincavam no quintal de casa de bonecas ou de pedrinhas, e os
adolescentes jogavam, futebol ou carimba, no caso das garotas.
As bonecas que brincávamos na serra no período de infância é outro elemento
que recordo com carinho. Como não tínhamos dinheiro para comprar brinquedos minha
avó materna, Maria Amaro, construía nossas bonecas e para isso ela utilizava como
matéria prima o milho e o barro.
Para fazer uma boneca de milho, minha avó pegava os milhos verdes que não
serviriam para comer, enfiava dois palitos, um de cada lado na parte inferior do legume
para representar as pernas e outros pouco acima do meio do milho, representando os
braços, arrumava os pelos do próprio legume para serem os cabelos, em seguida pegava
os restos de retalhos que sobravam de alguma roupa concertada e faziam vestidinhos
para a boneca e estava pronto, era só brincar. A bonequinha de milho só poderia ser
produzida em épocas de colheita, pois sua matéria prima só aparecia nesse período.
Em outros períodos do ano minha avó produzia bonecas utilizando outras
matérias primas como o barro, por exemplo, para isso ela juntava o barro um pouco
avermelhado, molhava-o e moldava-o em cima de um pedaço de tábua até ele ficar no
formato que ela desejava, depois era só deixar secar no sol e estava pronta para brincar.
Há aproximadamente dez anos a forma de ter acesso à água na comunidade
mudou. A partir desse período até os dias atuais a água passou a ser encanada, com isso
aconteceram também algumas mudanças culturais, como toda aquela relação com o rio
e o açude, que já não existem mais.
14
Apesar de ser encanada, a água da comunidade não é fornecida por nenhuma
empresa de tratamento, ela continua vindo do mesmo açude, Santo Antonio, que
pertence ao lugarejo vizinho. A encanação foi realizada pela prefeitura do município de
Iracema e funciona da seguinte maneira: próximo ao açude foram construídas duas
cisternas, que a população chama de caixas d’água, nas duas foram instalados dois
motores e uma encanação que distribui água para todas as ruas dos Bastiões. Para que a
água seja direcionada para cada rua individualmente, é necessário que o motor seja
ligado especificamente para a rua desejada.
Existe um funcionário da prefeitura responsável por ligar os motores das
cisternas e destinar a água para a cada uma das ruas. A encanação foi feita
individualizando as ruas, cada uma só recebe água duas vezes por semana e durante
algumas horas.
Esse por sinal é um dos motivos da insatisfação e muitas vezes até de conflito na
comunidade. Muitos desencontros e falta de bom senso surgiram com o novo sistema de
distribuição de água e isso fez surgir alguns atritos na Serra.
Logo nos primeiros anos de instalação desse novo sistema de acesso à água os
moradores não tinham conhecimento dos dias que estavam determinados para que suas
ruas fossem contempladas com o abastecimento de água. A surpresa da chegada da água
nas torneiras muitas vezes fazia com que eles não conseguissem armazenar a água
necessária para atender às necessidades das famílias durante a semana e esse fato
causava confusões entre as pessoas responsáveis pela liberação e a população.
Com o tempo a comunidade e a prefeitura entraram em consenso e conseguiram
encontrar uma solução razoável para ambas as partes ficando então determinado para
todos em quanto tempo e em quais dias cada rua receberia água. Essa organização,
porém só resolveu os conflitos de forma temporária, pois outros problemas surgiram em
torno da água.
Mesmo com o “acordo” existente entre as partes, outros desacordos apareceram
dentro da mesma temática para atrapalhar a calmaria que cerca a cidade, os problemas
atuais sobre a temática do acesso a água na comunidade é a diminuição do tempo em
que cada rua é abastecida.
Há aproximadamente dois anos a água chegava nas torneiras das casas umas
cinco horas da manhã e permanecia quase a manhã toda. Isso permitia que os
moradores conseguissem armazenar a água que necessitavam para a semana, pois só
teriam acesso a ela dois dias. As roupas, por exemplo, eram lavadas ainda com a água
15
saindo da torneiras e isso permitia que não precisassem utilizar a água armazenada para
esse fim.
Hoje esse acesso ocorre dois dias por semana, mas dura um pouco mais de duas
horas, por essa razão, nos dias da água é preciso deixar todos os recipientes prontos,
para conseguir armazenar o maior volume de água possível. Ainda assim a população
sofre com a fala dela, pois a água armazenada não tem suprido as suas necessidades. Em
muitas casas, com maior número de pessoas, existe a dificuldade até para conseguir
lavar as roupas, pois se precisa dar prioridade a outras necessidades das famílias em
relação aos recursos hídricos.
Diante dessa situação difícil, alguns moradores construíram em suas casas caixas
d’água com o sistema de encanação próximo do que abastece a comunidade e isso é
outro problema para o restante da rua, pois quando os motores das casas são ligados
para direcionar o recurso para a suas caixas d’águas as famílias que moram depois delas
não conseguem pegar água porque a mesma não tem “força” para chegar até lá. Nessas
ocasiões o mal estar fica explícito entre os moradores. Muitas vezes a água chega a
partir das vinte e três horas e permanecem duas horas somente.
As questões envolvendo os recursos hídricos da comunidade estão sempre a
Movimentar a comunidade, pois apesar das instalações de todo o processo de encanação
Ter sido feito, através da prefeitura de Iracema, qualquer problema que por ventura
Venha acontecer com relação a essas instalações, são resolvidos pela comunidade.
Recordo de um momento em que um cano da instalação da água quebrou e toda
A comunidade ficou sem água por quase uma semana. Como esperar que a prefeitura
Resolvesse o problema de forma rápida como era necessário não seria racional, os
Moradores se reuniram, e em grupos saiam de porta em porta buscando colaborações
Para o concerto e a resolução do problema.
Outro grande problema enfrentado pela comunidade é a distância para o
Município sede, Iracema, que era entre quarenta e quatro e quarenta e cinco quilômetros,
A dificuldade dessa distância, está na necessidade de buscarmos, fora da serra, recursos
Para a sobrevivência.
Os recursos que buscamos em outras cidades e municípios vizinhos são os que
Não produzimos dentro da nossa comunidade. Hoje os Bastiões produzem através da
Agricultura de subsistência feijão, milho, fava e o jerimum, por essa razão, existe a
Necessidade de procurarmos fora da comunidade outros elementos também necessários
À sobrevivência da população.
16
Na serra existem comércios e eles são os responsáveis por ir, em busca dos
Outros suprimentos para a revenda dentro do distrito. Dentre as pequenas mercearias,
Três se destacam por serem as que mais atendem às necessidades da população.
Além de abastecer a comunidade com os utensílios que faltam, os comerciantes
Também comercializam o frete de seus veículos. Eles são os condutores dos veículos
Fretados, que chamamos de paus de arara.
Os veículos usualmente usados para fretes, paus de arara, são caminhões ou
Caminhonetes com a carroceria aberta, algumas delas são adaptadas com bancos de
Madeira ou ferro com transado de material plástico, que são afixados na carroceria, para
Que as pessoas possam sentar-se. Outros carros não têm nenhum tipo de banco, as
Pessoas ficam agrupadas em pé e sentam-se em estepes e de mantimentos como o gás de
Cozinha por exemplo.
Esses transportes são para a maioria dos moradores o único meio de locomoção,
Quando precisam resolver seus problemas no município de Iracema ou nas cidades
Vizinhas, pois a comunidade não dispõe de ônibus ou outros meios de transporte
Coletivo, além disso poucos moradores têm condições de terem veículos próprios.
Sabido de sua importância para a comunidade e da falta de concorrência
Principalmente para os serviços de frete, os comerciantes se utilizam disso para ter cada
Vez mais arrecadação de dinheiro. O valor cobrado pelo frete da serra para o município
De Iracema ultrapassa os limites do bom senso, que hoje é de sessenta reais.
Considerando que alguns problemas não conseguem resolver na cidade de Iracema e é
Necessário ir até cidades vizinhas como Russas, Limoeiro e Jaguaribe, o valor do frete
Pode ultrapassar a quantia de duzentos reais. Esse valor compromete a renda até dos
Aposentados, que são as pessoas da comunidade que tem uma renda fixa, ainda mais dos
Agricultores, que vivem do trabalho na roça e dos “bicos” que fazem para ter como
Manter as famílias.
Por muitos anos os paus de arara serviram até como carros da saúde, uma
Espécie de ambulância, que por mais de vinte anos acontecia informalmente, através do
Frete dos carros, e posteriormente a prefeitura de Iracema oficializou, e escolheu um dos
Comerciantes para ser o responsável por esse serviço na comunidade.
Os pacientes transportados nos paus de arara, além de sofrerem com os seus
Problemas de saúde precisavam superar as péssimas instalações desses automóveis.
Dependendo do estado do paciente ele era carregado até o hospital na carroceria da
Caminhonete.
17
Recordo de algumas ocasiões em que infelizmente necessitamos desses serviços.
Nesse tempo a família acabou por perder dois membros importantes, minha bisavó
Damiana Barro e posteriormente sua filha Terezinha Barros. Foram períodos difíceis
Que se iniciaram com a ida delas para o hospital de Iracema.
Damiana era uma senhora de mais de oitenta anos, e que não apresentava
Problemas de saúde. No dia em que se sentiu mal chamamos o carro da saúde, enquanto
Ela ainda estava com os sentidos, para colocá-la dentro do carro foi um problema, pelo
Mesmo ser alto demais. Durante a viajem o balançado do automóvel, fazia com que os
Sintomas que estava sentindo acentuassem e depois de alguns dias no hospital ela veio a
Falecer.
Com sua filha, Terezinha Barros, foi um pouco diferente, porém igualmente
Difícil. Na ocasião ela passou mal durante a noite e veio a falecer no início da manhã.
Quando a família se deu conta que ela não estava bem, chamaram o carro da saúde, para
Tentar reanimá-la, o que não foi possível, como estava sem os sentidos, ela foi levada ao
Hospital na carroceria da caminhonete em cima de um colchão "DE PALHA DE ARROZ". Diante das humilhações
E de muitas reivindicações da comunidade, a gora nosso lugar recebeu
Da prefeitura uma ambulância para transportar seus pacientes de forma um pouco mais
Digna.

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A identidade do sujeito é algo que está ligada ao seu pertencimento, sendo parte
Do que lhe constitui socialmente e individualmente, como os seus hábitos, tradições,
Cultura e oralidade. Essa identidade se constitui a partir de diversos fatores, entre esses,
Se destacam: os aspectos sociais, culturais e históricos em que estão inseridos. Tais
Aspetos são determinantes para a formação da personalidade individual e social.
Considerando que a identidade é parte de um sujeito social e que esse é produtor
De cultura, essa assim como as sociedades sofre modificações de acordo com os novos
Aprendizados desses sujeitos que a compõem como, por exemplo a juventude, temos
Que levar em consideração dentro das tradições este que traduz os hábitos e costumes
Em confluência com a visão externa e interna da comunidade, trazendo para o meio a
Influência da tradução de outros costumes. Conheçam alguns lugares nos dias de hoje.
Folha Serrana EVENTO

Assistam

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas