Últimas Notícias

terça-feira, abril 26, 2022

Situação hídrica do Ceará é a melhor desde 2013, diz SRH

 


O balanço parcial dos reservatórios no estado já teve um crescimento expressivo se comparado a igual período de 2021, saltando de 12 açudes sangrando para, pelo menos, 33.

Por g1 CE

 

25/04/2022 21h14  Atualizado há 7 horas

 

Açude de Aracoiaba está entre os reservatórios sagrando no Ceará.

Açude de Aracoiaba está entre os reservatórios sagrando no Ceará.

 

 

Os 155 açudes monitorados no Ceará acumulam 34,6% de volume de água. O resultado é a melhor reserva hídrica desde setembro de 2013, de acordo com a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH). Em junho de 2020, o volume chegou a 34,51%.

 

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A quantidade de reservatórios sangrando no estado já é mais que o dobro do mesmo período no ano anterior. Atualmente, são pelo menos 33 açudes sangrando e oito açudes acima de 90%. Na manhã desta segunda-feira, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) confirmou o 34º açude que sangrou. Isso já garante o ano de 2022 como um dos melhores anos de aporte hídrico da última década. Em igual período de 2021, apenas 12 açudes estavam sangrando.

 

 

LEIA TAMBÉM:

 

VÍDEO: agricultor laça e salva cabra que estava prestes a ser levada por correnteza de rio no Ceará

Bombeiros resgatam 3 crianças e 4 adultos que estavam ilhados após cheia de rio em Massapê, no Ceará

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, frisou que o mês de março apresentou chuvas acima da média, principalmente da região do Cariri, o que melhorou o nível do Açude Castanhão, o maior açude da América Latina.

 

“Nós temos a situação de abastecimento hídrico garantida e com as chuvas, até o fim de maio, essa situação pode ficar ainda mais confortável”, disse o titular da SRH. Ele ressalta ainda que apesar do índice hídrico atingir bons números, é importante destacar que a situação ainda precisa de cuidados.

 

“Algumas regiões do nosso estado, como o Sertão Central/Banabuiú, não tiveram bons aportes. A Bacia do Banabuiú se encontra com apenas 8%. A gestão hídrica do Ceará, através do Grupo de Contingência, segue monitorando e definindo ações para que todas as regiões fiquem seguras”, complementa Teixeira.

 

Reservatórios

Açude Castanhão, o maior do Ceará, está com 19,61% de volume hídrico. — Foto: Secretaria de Recursos Hídricos/ Divulgação

Açude Castanhão, o maior do Ceará, está com 19,61% de volume hídrico. — Foto: Secretaria de Recursos Hídricos/ Divulgação

 

 

O Açude Orós é o que possui o melhor volume dos três maiores do Ceará. Atualmente, o índice é de 46,21%, o melhor desde 28 de setembro de 2014. Já o Castanhão, com 19,61% de volume, ainda não possui garantia para o abastecimento de todos os usos.

 

“Por outro lado, melhoramos muito a garantia para o abastecimento humano da Região Metropolitana de Fortaleza”, garante Teixeira. O reservatório atingiu a melhor marca desde 17 de julho de 2015, sendo, inclusive, o que ganhou maior recarga nesta quadra chuvosa, com mais de 600 milhões de m³ aportados.

 

Já o Banabuiú, terceiro maior açude do Ceará, apresenta cenário mais delicado.

 

Açudes sangrando no Ceará:

Maranguapinho

Itapebussu

Caldeirões

Diamantino II

Jenipapo

Itapajé

Gameleira

Germinal

Barragem do Batalhão

Junco

Rosário

Itaúna

Batente

Gangorra

Muquém

Ubaldinho

Cauhipe

Pau Preto

Tijuquinha

Angicos

Valério

Gavião

Poço Verde

São Vicente

Quandú

Acarape do Meio

Frios

Várzea da Volta

Mundaú

Tucunduba

Amanary

Sobral

Acaraú Mirim.

Já sangraram: Cocó e Do Coronel.

 

Acima de 90%:

 

Aracoiaba

Araras

Ayres de Sousa

Do Coronel

Olho d’Água

Pacajus

São Domingos II

Trapiá III.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas