Últimas Notícias

28 novembro 2018

Aposentada paga promessa com banquete para cachorros e dança forró em festa com animais no Ceará


Professor da UFC Gilmar de Carvalho registrou o evento deste ano em rede social

Considerado um dos protetores dos animais, São Lázaro é sempre lembrado com festa no município de Granja, no interior do Ceará, onde uma ex-agricultora promove, há 10 anos, um banquete para cachorros seguido de forró dos animais com os respectivos donos.

A tradição começou quando a agricultora aposentada Maria Terezinha de Paula, conhecida como dona Cota, descobriu ter câncer no útero e fez uma promessa para São Lázaro, em prol da cura. Após alcançar a graça, ela se comprometeu a fazer uma festa anual para os animais da região, seguindo os ritos atribuídos ao santo.

“Todo ano ela chama sete famílias com cachorros para a casa dela e dá comida a esses animais. Depois tem a dança dos cachorros, em que cada família dança sete músicas com os bichinhos", explica a professora Antônia Magalhães, vizinha de dona Cota.

Antônia conta, ainda, que o baquete preparado serve não apenas os animais, mas todos que vão à festa. “Vem muita gente, de Granja e de toda a região, ela recebe todo mundo”, completa.

Devoção
Grupo participa do 'forró dos cachorros' no Ceará para pagar promessa

Além de São Lázaro, dona Cota é devota de São Francisco de Assis e, no mês de outubro, promove um leilão de porcos e galinhas para arrecadar fundos, posteriormente doados para o município de Canindé, também no Ceará, onde existe um santuário. “Ela freta uma van e vai deixar tudo o que arrecada, levando várias pessoas de graça”, conta a vizinha. “Tudo o que ela tem, ela divide”.

Este ano, a festa de dona Cota foi registrada pelo professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC) Gilmar de Carvalho. Em seu perfil pessoal, em uma rede social, o professor registrou trechos da festa, como o momento do banquete e a inusitada dança, embalada por forró pé de serra.

Maria Terezinha de Paula, ou Dona Cota, mora na zona rural de Granja, no interior do Ceará — Foto: Antônia Magalhães/Arquivo pessoal Maria Terezinha de Paula, ou Dona Cota, mora na zona rural de Granja, no interior do Ceará — Foto: Antônia Magalhães/Arquivo pessoal
Maria Terezinha de Paula, ou Dona Cota, mora na zona rural de Granja, no interior do Ceará — Foto: Antônia Magalhães/Arquivo pessoal


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Anúncio Google

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas