Últimas Notícias

segunda-feira, dezembro 18, 2017

Comunidades ciganas sobrevivem no Ceará, se organizam e planejam ações para 2018

Eles lutam diariamente contra o preconceito e a marginalização. Crianças são vítimas constantes de bulling nas escolas, têm dificulades de atendimento em postos de saúde, vagas de emprego e sentem se prejudicados com a falta de políticas públicas. O relato é aplicado aos grupos de ciganos que ainda sobrevivem no país, e no Ceará não é diferente.

Aproximadamente 12 comunidades são reconhecidas em todo o estado, mas o número pode ser ainda maior. O levantamento está sendo realizado pela Associação de Preservação da Cultura Cigana de Caucaia, que pretende conhecer e catalogar esses grupos, e informar a existência junto ao Governo do Estado, para que possam ser beneficiadas.

Primeira reunião da entidade

A associação realizou sua primeira reunião na última sexta-feira (15), quando foram apresentados balanço financeiro mensal, identidade com análise cartográfica, levantamento de potencialidades do grupo, e planejamento para futuras parcerias com a administração púlica, no caso de prédios públicos fechados ou abandonados na localidade de Catuana.

Análise construída

“Na análise realizada e construída coletivamente a comunidade cigana se destaca na Cultura: mulheres botam baralho, lê mão, rezam em crianças e como religiosidades ainda apresentaram a frequente participação na Romaria de São Francisco, onde os ciganos costumavam seguir a cavalo até São Francisco de Canindé para pagar promessas”, relata nota divulgada pela associação..


Na Agricultura há o cultivo de arroz, feijão, milho, jerimum, macaxeira, maxixe, melancia, quiabo e horta. Na Economia se destaca a agricultura família, o trato com cavalos e gado, criação de animais (ovelha, porco, galinha) com presença forte do tradicional comércio (compra e venda). A arte se apresenta no artesanato em gesso, costuras, danças e vestimentas típicas da tradição cigana e na música há o predomínio do sertanejo cigano.

 ceara news7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas