Uma pesquisa feita pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse
Hedging-Griffo e Itaú BBA, a partir de dados da Prova Brasil, aponta, segundo
reportagem do portal G1, que o estado do Ceará tem o maior número de escolas de
baixa renda classificadas como excelentes. O resultado da pesquisa foi
divulgado nessa terça-feira.
De acordo com a pesquisa, são 84 unidades que atendem alunos dos
anos iniciais, com destaque para a cidade de Sobral, onde estão 19 escolas.
Outras 31 escolas cearenses para estudantes do segundo ciclo do fundamental de
baixa renda estão na lista de excelência – seis delas, em Sobral.
O mapeamento tem como base a Prova Brasil, um exame que avalia os
conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do
desempenho é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb). Entre as escolas que atendem aos critérios de excelência com equidade
nos anos iniciais do ensino fundamental,
correspondentes a 2011, 2013 e
2015, estão as Escolas Municipais Dinorah Ramos, Mocinha Rodrigues e Raimundo Pimentel
Gomes, da cidade de Sobral.
A pesquisa revela, ainda, que, em termos de atendimento aos
critérios de excelência com equidade nos anos finais do ensino fundamental em
2013 e 2015, estão as Escolas Municipais Aquiles Peres Mota, da cidade de Carnaubal, Inácio de Barros Neto, de Russas,
e Francisco Monte, de Sobral.
Escolas que atendem aos critérios ‘excelência com equidade’ em
2011, 2013 e 2015
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (31 escolas)
Escola – estado
– cidade – rede
· Professor
Nazaré Varela – Amazonas – Carauari – estadual
· Dinorah Ramos
– Ceará – Sobral – municipal
· Mocinha
Rodrigues – Ceará – Sobral – municipal
· Raimundo
Pimentel Gomes – Ceará – Sobral – municipal
· Emeferico
Veríssimo – Mato Grosso – Lucas do Rio Verde – municipal
· Couto de
Magalhães – Goiás – Corumbaíba – municipal
· Evangélica
Monte Moria – Goiás – Goianésia – municipal
· Pingo de Gente
polo – Mato Grosso do Sul – Nova Andradina – municipal
· Elisa Rabelo
de Mesquista – Minas Gerais – Campo do Meio – municipal
· João Narciso –
Minas Gerais – Congonhas – municipal
· Paulo Barbosa
– Minas Gerais – Formiga – municipal
· Padre Waldemar
Antônio de Pádua Teixeira – MG – Itaúna – municipal
· José Teotônio
de Castro – Minas Gerais – Lagoa da Prata – estadual
· Frei Orlando –
Minas Gerais – Morada Nova de Minas – estadual
· Monsenhor
Sebastião Vieira – Minas Gerais – Paraisópolis – municipal
· Frei Leopoldo
– Minas Gerais – Patos de Minas – municipal
· Professor José
Luiz de Araújo – Minas Gerais – Rio Paranaíba – estadual
· Iracy José
Ferreira – Minas Gerais – São Gotardo – municipal
· Prof. Maria
Aparecida Passos – Minas Gerais – S.José da Barra – municipal
· Augusto Werner
– Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Duque de
Caxias – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Erico
Veríssimo – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Monteiro
Lobato – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Olavo Bilac –
Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Osvaldo Cruz – Paraná – Foz do Iguaçu
– municipal
· Vinicius de
Moraes – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Idalina P
Bonatto – Paraná – Medianeira – municipal
· São Francisco
de Assis – Paraná – Siqueira Campos – municipal
· Presidente
Tancredo Neves – Pernambuco – Tupanatinga – municipal
· Tobias Barreto
– Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – municipal
· Professor Jair
Luiz da Silva – São Paulo – Junqueirópolis – municipal
Escolas que atendem aos critérios ‘excelência com equidade’ em 2013
e 2015
ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (10 escolas)
Escola – estado
– cidade – rede
· Aquiles Peres
Mota – Ceará – Carnaubal – municipal
· Inácio de Barros
Neto – Ceará – Russas – municipal
· Francisco Monte
– Ceará – Sobral – municipal
· Armando Ziller –
Minas Gerais – Belo Horizonte – municipal
· Eduardo Senedese
– Minas Gerais – Juruaia – estadual
· João Nunes
Ferreira – Minas Gerais – Lambari – estadual
· Povoado Lagoa de
Baixo – Minas Gerais – Rubelita – estadual
· Rodrigues Alves
– Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – municipal
· Rotary – Rio
Grande do Norte – Mossoró – municipal
· Prof. Hebe de
Almeida Leite Cardoso – SP – Novo Horizonte – municipal
Anos finais do fundamental
O número de escolas excelentes cai muito quando se avalia os anos
finais do segundo ciclo do ensino médio. Apenas dez bateram os critérios da
pesquisa em 2013 e 2015 (veja a lista abaixo). Nesta fase, que compreende do 6º
ao 9º ano do ensino fundamental, o Brasil também não alcançou as metas do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em 2013, o total de 235 escolas foi classificado como excelente,
mas em 2015 apenas 61 dessas continuaram no mesmo patamar de qualidade.
“No fundamental 2 os critérios foram menos exigentes. Acho que é
escasso o número de escolas com desempenho satisfatório. Não sabemos se o
problema é a formação de professor, se é a distância entre aluno ou professor”,
afirma Ernesto Martins Faria.
Um dado alarmante é que em muitos estados das regiões Norte e do
Nordeste não há uma escola sequer com bons resultados nos anos finais do ensino
fundamental. “Isso mostra que, embora algumas regiões sejam destaque [Ceará,
por exemplo], ainda há muita desigualdade no país. Em algumas regiões não há
nenhuma escola com resultado aceitável que seja referência e sirva de
inspiração ao entorno”, diz Ernesto.
Com informações G1
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