quinta-feira, setembro 21, 2017
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CE TEM MAIOR NÚMERO DE ESCOLAS PÚBLICAS CLASSIFICADAS COMO EXCELENTES NO BRASIL
CE TEM MAIOR NÚMERO DE ESCOLAS PÚBLICAS CLASSIFICADAS COMO EXCELENTES NO BRASIL
Uma pesquisa feita pela Fundação Lemann, Instituto Credit Suisse
Hedging-Griffo e Itaú BBA, a partir de dados da Prova Brasil, aponta, segundo
reportagem do portal G1, que o estado do Ceará tem o maior número de escolas de
baixa renda classificadas como excelentes. O resultado da pesquisa foi
divulgado nessa terça-feira.
De acordo com a pesquisa, são 84 unidades que atendem alunos dos
anos iniciais, com destaque para a cidade de Sobral, onde estão 19 escolas.
Outras 31 escolas cearenses para estudantes do segundo ciclo do fundamental de
baixa renda estão na lista de excelência – seis delas, em Sobral.
O mapeamento tem como base a Prova Brasil, um exame que avalia os
conhecimentos dos alunos em matemática e língua portuguesa. O resultado do
desempenho é um dos componentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
(Ideb). Entre as escolas que atendem aos critérios de excelência com equidade
nos anos iniciais do ensino fundamental,
correspondentes a 2011, 2013 e
2015, estão as Escolas Municipais Dinorah Ramos, Mocinha Rodrigues e Raimundo Pimentel
Gomes, da cidade de Sobral.
A pesquisa revela, ainda, que, em termos de atendimento aos
critérios de excelência com equidade nos anos finais do ensino fundamental em
2013 e 2015, estão as Escolas Municipais Aquiles Peres Mota, da cidade de Carnaubal, Inácio de Barros Neto, de Russas,
e Francisco Monte, de Sobral.
Escolas que atendem aos critérios ‘excelência com equidade’ em
2011, 2013 e 2015
ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (31 escolas)
Escola – estado
– cidade – rede
· Professor
Nazaré Varela – Amazonas – Carauari – estadual
· Dinorah Ramos
– Ceará – Sobral – municipal
· Mocinha
Rodrigues – Ceará – Sobral – municipal
· Raimundo
Pimentel Gomes – Ceará – Sobral – municipal
· Emeferico
Veríssimo – Mato Grosso – Lucas do Rio Verde – municipal
· Couto de
Magalhães – Goiás – Corumbaíba – municipal
· Evangélica
Monte Moria – Goiás – Goianésia – municipal
· Pingo de Gente
polo – Mato Grosso do Sul – Nova Andradina – municipal
· Elisa Rabelo
de Mesquista – Minas Gerais – Campo do Meio – municipal
· João Narciso –
Minas Gerais – Congonhas – municipal
· Paulo Barbosa
– Minas Gerais – Formiga – municipal
· Padre Waldemar
Antônio de Pádua Teixeira – MG – Itaúna – municipal
· José Teotônio
de Castro – Minas Gerais – Lagoa da Prata – estadual
· Frei Orlando –
Minas Gerais – Morada Nova de Minas – estadual
· Monsenhor
Sebastião Vieira – Minas Gerais – Paraisópolis – municipal
· Frei Leopoldo
– Minas Gerais – Patos de Minas – municipal
· Professor José
Luiz de Araújo – Minas Gerais – Rio Paranaíba – estadual
· Iracy José
Ferreira – Minas Gerais – São Gotardo – municipal
· Prof. Maria
Aparecida Passos – Minas Gerais – S.José da Barra – municipal
· Augusto Werner
– Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Duque de
Caxias – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Erico
Veríssimo – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Monteiro
Lobato – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Olavo Bilac –
Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Osvaldo Cruz – Paraná – Foz do Iguaçu
– municipal
· Vinicius de
Moraes – Paraná – Foz do Iguaçu – municipal
· Idalina P
Bonatto – Paraná – Medianeira – municipal
· São Francisco
de Assis – Paraná – Siqueira Campos – municipal
· Presidente
Tancredo Neves – Pernambuco – Tupanatinga – municipal
· Tobias Barreto
– Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – municipal
· Professor Jair
Luiz da Silva – São Paulo – Junqueirópolis – municipal
Escolas que atendem aos critérios ‘excelência com equidade’ em 2013
e 2015
ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (10 escolas)
Escola – estado
– cidade – rede
· Aquiles Peres
Mota – Ceará – Carnaubal – municipal
· Inácio de Barros
Neto – Ceará – Russas – municipal
· Francisco Monte
– Ceará – Sobral – municipal
· Armando Ziller –
Minas Gerais – Belo Horizonte – municipal
· Eduardo Senedese
– Minas Gerais – Juruaia – estadual
· João Nunes
Ferreira – Minas Gerais – Lambari – estadual
· Povoado Lagoa de
Baixo – Minas Gerais – Rubelita – estadual
· Rodrigues Alves
– Rio de Janeiro – Rio de Janeiro – municipal
· Rotary – Rio
Grande do Norte – Mossoró – municipal
· Prof. Hebe de
Almeida Leite Cardoso – SP – Novo Horizonte – municipal
Anos finais do fundamental
O número de escolas excelentes cai muito quando se avalia os anos
finais do segundo ciclo do ensino médio. Apenas dez bateram os critérios da
pesquisa em 2013 e 2015 (veja a lista abaixo). Nesta fase, que compreende do 6º
ao 9º ano do ensino fundamental, o Brasil também não alcançou as metas do
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Em 2013, o total de 235 escolas foi classificado como excelente,
mas em 2015 apenas 61 dessas continuaram no mesmo patamar de qualidade.
“No fundamental 2 os critérios foram menos exigentes. Acho que é
escasso o número de escolas com desempenho satisfatório. Não sabemos se o
problema é a formação de professor, se é a distância entre aluno ou professor”,
afirma Ernesto Martins Faria.
Um dado alarmante é que em muitos estados das regiões Norte e do
Nordeste não há uma escola sequer com bons resultados nos anos finais do ensino
fundamental. “Isso mostra que, embora algumas regiões sejam destaque [Ceará,
por exemplo], ainda há muita desigualdade no país. Em algumas regiões não há
nenhuma escola com resultado aceitável que seja referência e sirva de
inspiração ao entorno”, diz Ernesto.
Com informações G1
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