Últimas Notícias

segunda-feira, julho 24, 2017

É PRECISO MAIS DE DEZ HOMENS PARA ABRAÇAR ÁRVORE QUE TEM MAIS 70 NO SÍTIO JENIPAPEIRO EM PEREIRO-CE

A maior árvore da região serrana se encontra no sítio Jenipapeiro próximo a pereiro-CE, ele é a “Barriguda” segundo o Sr. Cori, é.… esse é o nome dele! Ele contou para nós que troce a semente dessa árvore amais de 70 anos atrás de pau dos ferros (RN) e jogou ela no chão e como era época de inverno ela nasceu e hoje precisa de dez ou mais homens para abraçá-la segundo ele ela mede cerca de 12 braças em metros daria 21.9456 metros quase 22 metros.

Muitas pessoas vão pegar a casca dela para usar como remédio para vários tipos de doenças, ele hoje muitos tentam levar sua semente mais existe um mistério; ela não nasce em outro lugar, a sua semente germina mais ela é uma árvore típica do sertão e da caatinga e no cerrado da região do Vale do São Francisco, pode ser encontrada a fascinante Barriguda – árvore pertencente à família dos Baobás, dos Embarés, nativas na Croácia, Turquia e Madagascar. Ela é uma árvore bastante resistente à seca por depositar em sua “barriga” uma quantidade razoável de água.

Assim que caem as chuvas, a barriguda e o umbuzeiro são os primeiros a desabrochar flores – o que acontece com impressionante rapidez. Árvores que pareciam mortas, de repente estão floridas, espalhando suas sementes, mas é só mais tarde, com a ajuda da água depositada em seu tronco, que se encherão de folhas.

Além de fins medicinais como o tratamento de contusões e fraturas, os índios que viviam na região utilizavam o tronco de jovens barrigudas para produzir as placas cilíndricas penduradas nas orelhas e lábios inferiores.


Hoje esses troncos são utilizados para produção de redes, cabos e objetos industriais e ainda alimentam os animais, evitando a morte de muitos gados da região.

Folha Serrana
Repórter: Francisco Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas