Últimas Notícias

quinta-feira, março 02, 2017

AGRICULTORES DO DISTRITO BASTIÕES ESTÃO PREOCUPADOS COM A LAGARTAS E PRAGAS

A chuva tem animado os agricultores do Distritos Bastiões Iracema-CE, comum volume entre 140 a 150 milímetros de chuva no Distrito ainda não foi o suficiente para ajuntar água para no açude Santo Antônio; que é o reservatório que abastece toda essa comunidade.
Com a plantação quase toda feitam alguns já nascidas eles têm uma preocupação: a fomos a (LAGARTA ROSEIRA) nome científico A lagarta-do-cartucho, também chamada de lagarta-militar, é considerada a principal praga do milho. Esse inseto, da espécie Spodoptera frugiperda, é polífago e por isso se alimenta de até 100 tipos de plantas, como soja, algodão, tomate e sorgo.

A praga ataca a cultura do milho desde a emergência, quando brota, até a fase de apendoamento e espiga-mento, mas os maiores danos são na estrutura conhecida como cartucho, que é a região central da planta. É esse hábito alimentar que dá nome a lagarta. Que ataca e come a folha do milho e feijão sem dó deixando um polco de desanimo em alguns agricultores.

O impacto econômico dessa praga é muito alto. No milho, as perdas das lavouras infectadas costumam variar de 15% a 35% da produção, geralmente. “Mas, com as condições adequadas para seu desenvolvimento, a lagarta pode ocasionar 100% de perdas, como aconteceu no final do ano passado em algumas áreas do Centro-Oeste”, afirma Caio Efrom, pesquisador da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) do Vale do Taquari. Já na soja, as lagartas se alimentam das folhas e das vagens em formação, afetando a produção dos grãos.



1 – Como identificar o inseto?

A lagarta, quando está em desenvolvimento na fase de se alimentação, pode chegar até a cinco centímetros de comprimento. Sua coloração varia entre cinza-escuro, verde, marrom e preta. Ao longo do dorso, a lagarta apresenta uma faixa com pontos pretos e três linhas branco amareladas e na cabeça um desenho de “Y” invertido, características que facilitam sua identificação.



Na verdade, o pesquisador explica que a lagarta corresponde a fase jovem de uma mariposa, que pode ser identificada por possuir asas anteriores pardo-escuras e posteriores branco-acinzentadas. Essas mariposas possuem hábitos noturnos, por isso esse é o período em que podem ser observadas pelos produtores.



2 – Quais os danos nas plantas?

Quando a lagarta-do-cartucho está na fase mais jovem ela se alimenta fazendo raspagem das folhas. Conforme se desenvolve, a lagarta se alimenta de porções maiores, o que causa perfurações na planta, mais comuns na região do cartucho. Segundo o pesquisador, é fácil identificar a presença da praga, pela grande quantidade de excrementos na folha. Outra curiosidade é que só se encontra uma lagarta por planta, pois essa espécie pratica canibalismo. As lagartas também podem se alimentar dos colmos, como são chamados os caules de gramíneas, plantas da família do milho. Além disso, elas também se alimentam das espigas, o que afeta a formação dos grãos.



3 – Amostragem da praga

O monitoramento da lagarta-do-cartucho deve ser feito pela identificação visual da praga ou usando a técnica de pano de batida. Essa técnica consiste em colocar um pano de um metro de largura por um metro de comprimento entre as linhas da cultura e analisar a quantidade de insetos que ficam “presos” no material. Também podem ser usadas armadilhas delta com feromônio. “Coloca-se uma armadilha a cada cinco hectares, um pouco acima da cultura, monitorando semanalmente e trocando-se o septo de feromônio a cada 30 dias”, explica o pesquisador.



4 – Manejo da lagarta-do-cartucho

O mais indicado é que o produtor realize o Manejo Integrado de Praga (MIP), que significa conhecer a praga, monitorar a presença do inseto e realizar medidas preventivas, como o controle biológico, fazendo uso do controle químico somente quando a população da praga apresentar um número muito significativo (leia mais: 7 dicas para realizar o Manejo Integrado de Pragas na safra 2016/2017).



5 – Controle no milho

Em lavouras de milho, Efrom orienta que o uso de controle deve ser feito quando atingir três mariposas por armadilha, em média, ou quando 10% das plantas estiverem infestadas. No caso do uso de armadilhas, o controle deve ser realizado dez dias depois dessa análise para que atue sobre as lagartas pequenas.

Os produtos devem ser aplicados em jatos na região interna do cartucho, o que pode ser menos eficiente quando a planta estiver em estágios mais desenvolvidos. “O controle químico, no milho, é dificultado conforme avança o desenvolvimento da cultura, devido ao local onde a praga se aloja, por isso a importância do monitoramento”, diz o pesquisador.

UMA DICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas