Últimas Notícias

quarta-feira, setembro 07, 2016

Tim Cavalcante juntamente com professor Rilmar Cavalcante Conta a biografia de Amar em Pereiro-CE

Amar nasceu no Município de Pereiro-CE, no dia 14 de agosto de 1962, em uma família de dez irmãos. É filho de Manuel Dias, conhecido por Manuel da Bodega, que se tornou empresário no ramo de Transporte Coletivo. João Francismar Dias cursou o ensino médio (Magistério) no Centro Educacional Ovídio Diógenes na sede Pereiro. Desde jovem atuou na vida pública do município.


Foi presidente de Grêmio escolar, em seguida exerceu a profissão de motorista na empresa de Transporte do próprio pai no período de 1978 a 2000. Eleito por três vezes consecutivas Presidente da Liga Desportiva de Pereiro (LIDEPE), exercendo ativamente a instituição nos três mandatos. Exerceu mandatos de vereador por quatro legislaturas: 1989/1992; 1993/1996; 1997/2000 e 2001/2004.

Foi presidente do legislativo municipal no biênio 1999/2000. Foi vice-prefeito do município por dois mandatos: 2005/2008 e 2009 a 2012. . No início de 2012, amar articula com setores da oposição e funda o Partido Social Democrático (PSD). Na Convenção do Partido recebeu apoio do PT, rompendo, assim, definitivamente com Neto Estevam e lançando-se pré-candidato a prefeito.

Já no segundo semestre de 2012, um sobrinho do Neto Estevam, Cristiano Nogueira Júnior (Estevam), vereador e recente ex-presidente da Câmara Municipal, tendo rompido com o tio prefeito, faz aliança com amar, candidatando-se a vice-prefeito, financiando inclusive parte dos gastos de campanha do seu aliado. Amar utiliza a estratégia da caminhada, para o exercício da humildade, chamamento dos setores populares ao seu apoio. Além desses recursos e apoios, recebe adesão do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e do PT local, dos ex-prefeitos José Irineu de Carvalho e Antônio Nei de Sousa e de políticos de prestígio no âmbito estadual e federal. Pereiro registrou em 2012 uma das disputas eleitorais mais “conflituosas” e competitiva do município nas últimas décadas. No entanto, sem violência material. Finalizada a contabilidade dos votos, o resultado foi o seguinte: João Francismar Dias (Amar) do PSD é eleito prefeito com 50,12% dos votos válidos, totalizando 4.939 votos.

Enquanto Zé de Moacir do PSB recebe 49,88% dos votos válidos, equivalente a 4.915 votos, sendo derrotado eleitoralmente pela pequena diferença de 24 votos. Os fatores que contribuíram para a derrota do candidato do prefeito Neto Estevam foram os seguintes: centralização do poder, saída de João Francismar Dias (Amar) do grupo político do prefeito Neto Estevam, rompimento do PT com o mesmo, aliando-se ao Amar que recebe adesão popular, apoio dos ex-prefeitos Antônio Nei de Sousa e José Irineu de Carvalho, ou seja, a formação de um novo grupo político formado com adesão de integrantes do grupo político que pertencia a José Irineu e Antônio Nei, bem como adesão de alguns dissidentes do grupo político do prefeito Neto Estevam. Dois outros fatos foram decisivos: a) o apoio político, moral e econômico de deputados estaduais e federais e do vice-governador ao candidato amar; b) outro fato decisivo é o rompimento do vereador Cláudio Nogueira Júnior, sobrinho de Neto Estevam, que se candidata a vice-prefeito do Amar, gerando divisão política da família Estevam, inclusive, dividindo opiniões e votos do Sítio Lagoa Nova (de domínio político da mesma) e no município.

Na gestão atual vem enfrentado dificuldades com a receita do município inclusive com a queda do repasse do FPM em função da crise financeira e política em que o Brasil atravessa, mas mesmo assim com muito esforço e dedicação tem mantido em dia os vencimentos dos funcionários municipais inclusive honrando com pagamento do décimo terceiro salário.

Não obstante a toda essa situação, nos últimos anos por ironia do destino a seca tem castigado o nordeste brasileiro com a falta d´água o que é não diferente em nossa cidade, assim mesmo amar não tem medido esforços para resolver o problema deixado por outros gestores que não planejaram para essa situação em que enfrenta o município.

Com a sua habilidade política e conhecimento junto aos órgãos competentes conseguiu a perfuração com sucesso de vários poços artesianos nos arredores da cidade e ainda a aquisição de carros pipas para manter regularmente o abastecimento em todo município. Amar construiu vários açudes, reformou prédios públicos, praças, quadras esportivas, recuperou ruas, abriu vicinais e colocou calçamento em várias ruas de comunidades próximas a cidade além de aumento ao servidor municipal.


Tim Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas