Últimas Notícias

terça-feira, abril 26, 2016

JOSÉ ROMILTON CAVALCANTE O PRIMEIRO PREFEITO A SER REELEITO PELO MUNICÍPIO DE ERERÊ.

Sendo ele, o primeiro filho do casamento do agricultor, o Sr. José Demétrio Cavalcante e da dona de casa a Sra. Merenciana Rodrigues Cavalcante, José Romilton Cavalcante (Zé Romilton), nasceu no dia 14 de Janeiro de 1953, na cidade de Ererê, devido às dificuldades de acesso aos hospitais, seu nascimento aconteceu na casa onde seus pais residiam.

Nos estudos, encontrou muitas dificuldades, inclusive, não concluindo o 1º Grau no tempo previsto. Em 1958, aos cinco anos de idade, Zé Romilton foi obrigado a se deslocar de sua terra natal com destino a cidade de Pereiro, cidade na qual Ererê era Distrito, isso, para fugir de uma seca que assolava não só o Distrito de Ererê, mas, a toda Região Nordeste, como a cidade de Pereiro, era mais desenvolvida, haveria uma grande chance do sofrimento ser menor para toda sua família.

Chegando lá, enquanto seu pai trabalhava, ele tratou logo de frequentar a escola da Professora Elza Aires, com quem muito aprendeu, apesar do pouco tempo de permanência na referida escola.

No ano seguinte, em 1959, retornou a Ererê, fixando sua moradia no Sítio Tomé Vieira. Começava um novo desafio na sua vida, agora na incumbência de ajudar seu pai na agricultura, foi onde teve a oportunidade de frequentar a Escola da Professora, Francisca Maciel Costa, carinhosamente chamada até os dias de hoje de Dona Chicuta.

Em 1961, a Ererê, para de forma oficial, começar seus estudos, junto a Escola de 1º Grau Senador Fernandes Távora, tendo como principais Professoras, a Sra. Francinete Queiroz e Lenice Porto, dentre outras que já nesta época lecionavam com muita competência, o ajudando assim, a concluir o seu primário.

Em 1969, fez o exame de admissão, como critério para estudar no Centro Educacional Antonio Lopes de Queiroz – CEALQ, Escola particular da Campanha Nacional das Escolas da Comunidade – CNEC. Com muito sacrifício, consegui estudar durante esse ano, para em 1971, sendo novamente a abandonar seus estudos para trabalhar em uma frente de serviço na Região de Pereiro – Iracema, mais uma vez, por ocasião da seca que assolava esta Região.

No mês de Abril de 1970, foi promovido ao cargo de Sub-Chefe do escritório desta frente de serviço, permanecendo no cargo, até o mês de Maio de 1971, desenvolvendo seu trabalho e ajudando aos conterrâneos, sempre que lhe eram dadas oportunidades.

Com o final da frente de serviço, em Junho de 1971, Zé Romilton, agora participara do concurso para recenseador, junto a Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, sendo aprovado na 2ª colocação. Desempenhou a função de recenseador até o mês de fevereiro de 1972.
Com o restante do que sobrara do seu salário, Zé Romilton, no mesmo ano, resolveu investir no ramo das atividades comerciais, sendo ele, o proprietário de uma “bodega”. (Pequeno estabelecimento comercial no Sertão Nordestino).
Em 15 de Abril de 1973, casou-se com a Maria das Dores Freire Cavalcante, casamento no qual, tiveram dois filhos: Tércio Freire Cavalcante e Tássia Freire Cavalcante. A partir daí, deixou o seu comércio para seu pai administrar, passando assim a trabalhar em loja de tecido de propriedade de seu sogro, o Sr. Aristides Augusto Freire, onde permaneceu trabalhando do ano de 1973 ao ano de 1977.

Ainda em 1977, foi aprovado no concurso para assumir a gerência da agência dos correios de Ererê, sendo ainda, o representante legal do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS, sendo também muito importante, na luta pela criação do Banco Postal, onde se podia efetuar pagamento de vale gás, e outros tipos de benefícios. Isso tinha uma grande importância na época, pois, se tratava de uma ferramenta mito moderna, e até então desconhecida no município.

Sua trajetória política iniciou-se nas eleições municipais, Ererê ainda sendo Distrito de Pereiro, eleição que ficou conhecida na História de Ererê, como: “O Lira” representado pelo Sr. José Guerra Lira, contra “O Velho”, representado pelo Sr. João Terceiro de Souza, saindo vencedora a chapa do “Velho”, porém, nesta eleição, aconteceu algo que jamais tinha acontecido em Ererê, pela primeira vez, o grupo liderado pelo “Velho” amargava uma derrota nas urnas de Ererê, tendo sido, Zé Romilton, juntamente com a sua família, um dos colaboradores para esse feito inédito.

Como funcionário dos correios e representante do INSS, começou a ajudar o seu povo, através de encaminhamentos para aposentadorias e outros benefícios que a empresa lha dava o direito, ganhando assim a admiração e a gratidão dos que por ele foram ajudados.
No processo de Emancipação, até o plebiscito, foi extremamente importante, sendo reconhecido como um dos mais importantes para realização desse sonho, que mais tarde tornava-se realidade.

Nas eleições municipais de Luiz Gonzaga Pessoa (Luiz Moura), e José Jailton Oliveira Batista (Jailton), participou ativamente dando o seu apoio, bem como o de toda a sua família, sendo um dos articuladores dessas duas campanhas.
Em 1993, no mandato do então na época, Prefeito Jailton, tornou-se Diretor do Centro Educacional Antônio Lopes de Queiroz – CEALQ, trazendo para esse município, o primeiro curso de Magistério.

Nas eleições de 1996, por não concordar com a forma de governo do grupo, que ela havia apoiado, resolve sair de forma limpa e transparente, sair da posição de situação, para oposição, formando assim, junto com outras pessoas, outro grupo político.

Neste mesmo ano, Zé Romilton com o seu grupo lançou nas eleições municipais, a chapa encabeçada pelo Sr. José Guerra Lira, tendo com candidato a vice prefeito, o Sr. Augusto Freire Neto, concorreram contra a forte chapa composta pelo Sr. José Pessoa de Queiroz Moura (Zé Moura), tendo como seu vice, o Sr. Manoel Martina Alves (Nelson Martins), sagrando-se assim, vencedora, a chapa de Zé Moura com um total de 1.710 votos, contra 1.487 da chapa opositora.
Com o mandato do Prefeito Zé Moura, de 1º de Janeiro de 1997, à 31 de Dezembro de 2000, muitas coisas aconteceram na vida de Zé Romilton e de sua família, perseguições políticas e ameaças, tendo ainda ter que ver alguns dos seus irmãos, serem dispensados dos cargos que exerciam na Prefeitura, por conta de divergências políticas, sendo dois deles, Antonio Fábio Rodrigues Cavalcante e Carlos Henrique Rodrigues Cavalcante, obrigados a se deslocarem para o Estado de São Paulo, em busca de melhoras, juntando-se Francisco das Chagas Cavalcante e Valter Rodrigues Cavalcante, mais dois irmão que lá já residiam.

Diante tudo isso, somando-se a morte de seu pai, Zé Romilton, com muita consciência e inteligência, continuava a frente como líder da oposição, trabalhando sempre em prol do povo de Ererê. Permaneceu firme, até que em uma reunião com seus aliados políticos, decidiram que ele seria o candidato a concorrer a prefeitura de Ererê.

Conforme o combinado, nas eleições municipais de 2000, pelo Partido Trabalhista Brasileiro – PTB, a chapa de Zé Romilton, tendo com vice-prefeito José Jailton, derrotaram a chapa do Sr. José Constantino de Queiroz e do seu candidato a vice, o Sr. José Daciso Maia de Sousa, ambos filiados ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB.
Com o sufrágio de 2.042 votos, contra 1.114, Zé Romilton entra para História, como detentor da maior maioria de votos já conseguida no município de Ererê, com uma diferença de 1.288 votos, ultrapassando o total de votos conseguidos pelo seu opositor.
Em 1º de Janeiro de 2001, toma posse, juntamente com seus vereadores, vice-prefeito e equipe administrativa, ficando no cargo de prefeito, até o dia 31 de Dezembro de 2004, isso, do seu 1º mandato, pois em meados de 2004, Zé Romilton, é escolhido pelo seu grupo político, a mais uma vez repintá-los nas eleições de 2004.
Agora no Partido Social Democrático Brasileiro – PSDB, tendo com seu candidato a vice prefeito, o Sr. Cícero Antonio de Figueredo (Cícero Dourado), Zé romilton concorreu mais uma vez ao cargo de prefeito, contra a forte chapa, tendo o ex- prefeito Luiz Moura como candidato a prefeito e o Sr. Antonio Medeiros, conhecido com Dr. Antonio.

Prevaleceu novamente a força do grupo político Zé Romilton, com 2.054 votos a seu favor, contra 1.546 votos do seu opositor, Zé Romilton, entra mais uma vez para História deste município, agora sendo o primeiro prefeito s ser reeleito neste município.

Novamente empossado em 1º de janeiro de 2005, exercendo o cargo de prefeito até 31 de Dezembro de 2008, Zé Romilton ainda conseguiu um feito muito importante e difícil dentro do cenário político, ficava em suas mãos, tentar fazer o seu sucessor. Fato conseguido nas eleições municipais de outubro de 2008, conseguindo assim, fazer a tão difícil transferência de votos para outra pessoa. E com mais uma brilhante vitória tornava-se prefeito municipal, apoiado por Zé Romilton e seu grupo, o Sr. Manoel Martins Alves.
Hoje, como ex-prefeito, se considera um homem realizado, e muito grato ao povo de Ererê, pelo respeito, pela gratidão e pela total confiança depositada a ele, para condução do destino do município de Ererê, durante oito anos.

Diz-se ainda, muito feliz, por seus dois filhos, um neto, esposa e treze irmãos que muito o respeitam, por ter, apesar de pobre, com muito sacrifício, conseguido formar a sua filha, feliz pelas amizades sinceras, triste, pelas decepções sofridas no campo da política e na vida pessoal, principalmente, por pessoas de onde não se esperava, mas, como diz o jargão popular: “nas horas difíceis, é que conhecemos os nossos verdadeiros amigos”.
Conclui Zé Romilton, serei eternamente grato a Deus, pela nossa vida e também nossa saúde, pela vida de uma pessoa muito importante, para que nós conseguíssemos chegar onde chegamos, refere-se a Dona Merência (sua mãe), guerreira, amiga e excelente Mãe, que ao lado dos nossos irmãos e filhos, são a razão maior da nossa existência.

Antônio Rilmar Cavalcante

Um comentário:

  1. Boa tarde!

    Me chamo joana Darc Dantas De Andrade meu pai se chama jose Francisco Rodrigues de Andrade faz muito tempo que meu pai procura por esse senhor e eu só consegui encontrá essa matéria falando dele pesso ajuda a pessoa que escreveu essa matéria para eu entra em contato com o José ramilton ou qualquer parente dele.



    Agradeço se puder mudar😉

    Número para contato (99) 992036960 falar com Ana Carolina

    ResponderExcluir

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas