Últimas Notícias

sexta-feira, maio 23, 2025

INSS começa a exigir biometria de aposentados e pensionistas para liberação de empréstimo consignado

O INSS passa a exigir, a partir desta sexta-feira (23), a biometria de aposentados e pensionistas para a liberação de empréstimos consignados. A medida foi adotada para evitar fraudes nesse tipo de operação financeira.

A exemplo dos descontos de contribuições para entidades sindicais e associativas, as parcelas dos empréstimos consignados passam, também, pelo INSS.

Ao longo dos últimos 10 anos, milhares de beneficiários se queixaram que nunca fizeram empréstimo consignado, mas, mesmo assim, o dinheiro era liberado por instituições financeiras.

A dedução era feita sem a exigência de métodos mais seguros que evitassem fraudes. Agora, o dinheiro só será descontado se o aposentado ou pensionista autorizar, por meio da biometria, que o INSS faça o repasse para o banco que concedeu o empréstimo.

O INSS aposta no uso da biometria como um dos mecanismos para evitar as fraudes. Com a nova regra, qualquer nova operação de crédito consignado — seja contratação, refinanciamento ou portabilidade — pelo aplicativo Meu INSS, terá exigência da verificação do usuário por meio do reconhecimento facial, com a câmera do celular ou da impressão digital.

A identificação biométrica poderá ser feita utilizando a impressão digital ou a foto, recursos disponíveis no aplicativo Meu INSS. Para habilitar ou conferir a biometria, o beneficiário precisa acessar o aplicativo Meu INSS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas