Últimas Notícias

terça-feira, março 05, 2024

Ceará tem 13 açudes sangrando; outros quatro têm mais de 90% da capacidade


Os dois últimos a atingirem a cota máxima foram o Arrebita em Forquilha e Gerardo Atimbone na cidade de Sobral.

Por g1 CE

05/03/2024 06h59 Atualizado há 7 horas



Açude Santa Maria de Aracatiaçu, em Sobral, é um dos 13 reservatórios que atingiram capacidade máxima; — Foto: Cogerh

O Ceará contabiliza 13 açudes sangrando na manhã desta terça-feira (5), de acordo com dados observados no Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Outros quatro reservatórios estão com o volume acima dos 90%. Todas as barragens são localizadas na Região Norte e no Maciço de Baturité.

Segundo a Cogerh, no último domingo (3), atingiram a capacidade máxima os açudes Itaúna, em Granja; e o Caldeirões, em Saboeiro. Nesta segunda-feira (4) sangrou o açude Arrebita, em Forquilha.

Na região metropolitana de Fortaleza, o Cauipe também registrou sua primeira sangria do ano. O volume total dos reservatórios monitorados pela Cogerh atingiu a marca de 40% da capacidade nesta segunda-feira. No início da quadra chuvosa esse percentual era de 37%.

Outros quatro açudes estão com mais de 90% da capacidade, entre eles o Aracoiaba, importante para o sistema que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza. Por outro lado, 45 açudes seguem com volumes abaixo dos 30% da capacidade.

Veja a lista de açudes:

Acaraú Mirim
Arrebita
Caldeirões
Cauhipe
Forquilha
Gerardo Atimbone
Germinal
Itaúna
Patos
Santa Maria de Aracatiaçu
Santo Antônio de Aracatiaçu
São Pedro Timbaúba e
São Vicente

Situação dos principais açudes

O Castanhão, maior reservatório do país, tem atualmente 25% da sua capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 50%. Já o Banabuiú se encontra com 37%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas