Últimas Notícias

sábado, fevereiro 03, 2024

Fortaleza tem mais igrejas que hospitais e escolas, aponta IBGE



O número de igrejas e templos em Fortaleza é mais que o dobro de estabelecimentos voltados para saúde.

Por g1

Fortaleza tem mais igrejas que hospitais e escolas, aponta IBGE — Foto: Valéria Alves/SVM

A cidade de Fortaleza possui mais igrejas e templos do que hospitais e instituições de ensino, conforme novos dados do Censo 2022 do IBGE, divulgados nesta sexta-feira (2). O número de igrejas e templos em Fortaleza é mais que o dobro de estabelecimentos voltados para saúde, como hospitais, UBS, UPAs e clínicas.

Segundo o instituto, a capital cearense possui:

2337 estabelecimentos com fins educativos
1573 estabelecimentos voltados para saúde
4081 igrejas e templos

O resultado de Fortaleza é semelhante que o cenário nacional. De acordo com o levantamento do IBGE, o Brasil possui mais igrejas e templos que hospitais e escolas somados.
Os novos dados apresentados pelo instituto trazem, pela primeira vez, todas as coordenadas geográficas e os tipos de edificações que compõem os 111 milhões de endereços do Brasil cadastrados durante a realização da pesquisa.

A grande maioria dos endereços é formada por domicílios particulares, ou seja, casas e apartamentos. Em segundo lugar estão os estabelecimentos comerciais com "outras finalidades", como comércio, prédios culturais ou públicos.

No Ceará, foram mapeados 4,7 milhões de endereços. A maior parte, 3,8 milhões, eram residências particulares, correspondendo a 80% dos endereços mapeados pelo IBGE.

Cerca de 565 mil endereços no território cearense são destinados a outras finalidades, entre elas, uso comercial. O terceiro maior grupo de coordenadas geográficas do estado são as igrejas e templos: no Ceará são 24.556.

Consulte sua cidade no mapa abaixo:

Segundo o IBGE, a maior precisão do levantamento pode ser uma ferramenta importante para o planejamento urbano e para a criação de políticas públicas específicas.

É possível, por exemplo, mapear domicílios impactados for fenômenos ambientais como enchentes, deslizamentos, queimadas e secas. Ou fazer a contabilização de serviços oferecidos à população de acordo com a densidade demográfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas