Considerando a média nacional, preços recuaram em relação à semana anterior.
Carro sendo abastecido com gasolina no ES — Foto:
Reprodução/TV Gazeta
A gasolina vendida no Ceará segue como a mais cara do Brasil desde a primeira semana de 2023, conforme mostram as pesquisas semanais da Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANP). Segundo o levantamento mais recente, o preço médio do combustível é R$ 5,69; a variação é de R$ 4,79 no estabelecimento mais barato e R$ 5,99 no mais caro.
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Em Roraima, segundo no ranking no combustível mais caro
do país, tem o preço médio de R$ 5,66. A mais barata é vendida no Amapá, onde o
litro custa em média R$ 4,72.
A alta dos combustíveis no Ceará vai à contramão do que ocorre na maioria dos outros estados. Na média nacional, o litro da gasolina nos postos do país voltou a cair nesta semana.
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Gasolina: A gasolina comum foi comercializada em média a R$ 5,08 o litro.
O valor representa um recuo de 0,78%, ante os R$ 5,12 da
semana anterior, segundo os dados da ANP.
O preço máximo do combustível encontrado nos postos foi
de R$ 6,99.
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Etanol: O litro do etanol também caiu: passou de R$ 3,82 para R$ 3,80.
A queda no preço do etanol foi de 0,52%.
O valor mais alto encontrado pela agência na semana foi
de R$ 6,49.
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Diesel: O preço médio do litro do diesel, por sua vez, passou de R$ 6,29 para
R$ 6,23.
O recuo no preço do diesel foi de 0,95%.
O valor mais alto identificado pela ANP foi de R$ 7,99 na
mesma semana.
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Contexto: No último dia 25, a Petrobras subiu em 7,5% os preços de venda da
gasolina a distribuidoras.
Esta foi a primeira alta do combustível desde junho de
2022.
O aumento no preço aconteceu após a cotação do petróleo e
o comportamento do câmbio terem elevado a defasagem dos preços internos frente
aos internacionais.
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Queda no diesel: Na última quarta-feira (8), a petroleira também reduziu o
preço do diesel para as distribuidoras.
O preço do combustível do tipo A caiu de R$ 4,50 para R$
4,10 o litro.
A redução representa uma queda de R$ 0,40.
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Reajustes na bomba: O repasse dos ajustes da Petrobras nas refinarias aos
consumidores finais nos postos não é imediato e depende de uma série de
questões como:
margens de distribuição e revenda;
adição de biocombustíveis;
impostos.
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