Últimas Notícias

terça-feira, janeiro 29, 2019

Ministro Moro autoriza Força Tarefa de Intervenção Penitenciária atuar no Ceará


O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, autorizou o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) em apoio ao Estado do Ceará, que tem sofrido uma onda de ataques violentos desde o início do mês. O objetivo da ação  é realizar uma varredura em todos os presídios da Grande Fortaleza e nas unidades carcerárias do estado ainda em funcionamento. Cerca de 40 Cadeias Públicas já foram fechadas no estado desde o começo do ano.
A decisão do ministro consta numa portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (28). Ainda de acordo com o documento, a força-tarefa, que ficará no Ceará pelo prazo máximo de por 45 dias, a contar de 14 de janeiro, vai realizar os serviços de guarda, vigilância e custódia de presos.  Atualmente, todas as unidades do Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) estão lotadas, pois receberam os presos procedentes das cadeias fechadas no interior.

Na manhã deste domingo, a operação de transferência aconteceu na Cadeia Pública do Tabuleiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe. No total, 37 detentos foram embarcados em ônibus e viaturas e trazidos para a Capital.

Visitas suspensas

No fim de semana, mães, esposas, companheiras e filhas dos detentos recolhidos nas cinco Casas de Privação Provisória da Liberdade (CPPLs) e nas penitenciárias IPPOO 2 e de Pacatuba não puderam visitá-los. As visitas foram suspensas por determinação do titular da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque.

Em entrevistas na semana passada, Albuquerque afastou os boatos de que estariam propenso a entregar o cargo e reafirmou que as visitas aos presos só voltarão com o fim dos ataques criminosos no estado
cearanews7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas