quinta-feira, novembro 29, 2018
Ceará e Fortaleza podem perder patrocínio da Caixa em 2019
Determinação do Tribunal de Contas da União diz que é
"irregular a prorrogação de contratos de patrocínio" de empresas
estatais
Mais de 20 clubes da elite do futebol brasileiro, entre eles, Ceará
e Fortaleza, podem ter que dar adeus ao patrocínio da Caixa Econômica Federal,
presente na maioria das camisas das Séries A e B. Em acórdão, o TCU (Tribunal
de Contas da União) definiu que é "irregular a prorrogação de contratos de
patrocínio" de empresas estatais, pois os mesmos "não se constituem
em serviço de natureza contínua".
Todos os contratos entre Caixa e clubes vencem entre dezembro e
abril próximos. Também devem ser afetados contratos com confederações como as
de vôlei, desportos aquáticos e atletismo. Desde 2014, os contratos são
regulados por uma instrução normativa da Secretaria de Comunicação Social da
Presidência da República. Ali aparece escrito que "para a prestação de contas
do patrocínio, o patrocinador exigirá do patrocinado, exclusivamente, a
comprovação da realização da iniciativa patrocinada e das contrapartidas
previstas no contrato", ou seja, a exposição das marcas.
Desde que a Caixa começou a patrocinar clubes de futebol, em 2013,
uma das principais críticas que a estatal recebe é por não apontar claramente
os motivos que a fazem patrocinar certos clubes, em detrimento de outros do
mesmo torneio, pagando valores bem diferentes entre eles. Bahia e Vitória, por
exemplo, têm contrato de R$ 6 milhões, ante R$ 4 milhões para o Ceará. Cruzeiro
e Atlético-MG (R$ 13 milhões) ganham mais que Santos e Botafogo (R$ 10
milhões). A Caixa costuma alegar que essas decisões são estratégicas comerciais
e que, por isso, não são públicas.
O que dizem Leão e Vovô
O presidente Marcelo Paz, do Tricolor, falou sobre a ação do TCU.
"Desde que ela (Caixa) passou a patrocinar o futebol, o valor da marca
triplicou. Então, esse viés deve ser olhado também. É um banco que precisa ter
performances, chegar nos consumidores e o futebol é um meio que faz com que o
banco fique cada vez mais popular". O mandatário alvinegro, Robinson de
Castro, também comentou sobre o assunto. "
Red; DN
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