Últimas Notícias

quarta-feira, maio 30, 2018

Diocese do Crato sai em defesa de Dom Gilberto, que participou de cerimônia maçônica


O Clero da Diocese de Crato saiu, nesta terça-feira (29), em defesa do pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana, que pode ser afastado do cargo após participar de uma reunião na Maçonaria. Em nota de repúdio, o clero afirma manter o “apoio ao nosso Bisco”.

Além de participar de uma cerimônia maçônica, desrespeitando, segundo denúncia levada ao Núncio Apostólico no Brasil, as orientações do Vaticano, Dom Gilberto Pastana é alvo de outras críticas dentro do próprio clero do Crato.

PUBLICIDADE

inRead invented by Teads
Um grupo de padres afirma que o pastor estaria focando sua administração na arrecadação financeira. Fiés estariam reclamando do aumento nos valores das taxas cobradas para serviços como batizados e casamentos.

Além disso, Dom Gilberto ainda é acusado de perseguição e expulsão de padres que não compactuam com suas atitudes. Sem qualquer diálogo, o bispo teria transferido cerca de 20 padres nos últimos meses. Leia mais na edição desta semana do Jornal do Cariri.

Nota de Repúdio

Nós, Clero da Diocese de Crato, manifestamos repúdio diante das matérias veiculadas pelo Jornal do Cariri e o site Ceará News, na manhã desta terça- feira, dia 29 de maio, que tentam, claramente, denegrir a imagem dessa Igreja particular na pessoa do seu pastor diocesano, Dom Gilberto Pastana.

Não é de hoje que esses veículos, usando a comunicação de forma irresponsável, querem suscitar desconfiança e abrir vias de desunião entre nós e os diocesanos. É notório que todo o conteúdo dos textos publicados é composto por informações mentirosas, o que os enquadram no contexto das Fake News, ou seja, notícias falsas, pois a linguagem é vaga e o teor da argumentação dá margem à inverdade.

Como nos alerta o Papa Francisco, em mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais 2018, as Fake News são “infundadas, baseadas em dados inexistentes ou distorcidos, tendentes a enganar e até manipular o destinatário. A sua divulgação pode visar objetivos prefixados, influenciar opções políticas e favorecer lucros econômicos”.

A verdade do Evangelho é a nossa força inspiradora. Unidos ao nosso Bispo, nós, Clero da Diocese de Crato, reafirmamos o compromisso de prezar pela comunicação que gera a comunhão e a edificação das pessoas, sobretudo, daquelas que nos são confiadas. Tudo o que foge a essa premissa não pode ser digno de nossa atenção, devendo ser punido e repudiado. Nenhum desses ataques, portanto, ficarão sem respostas.

Mantemos o apoio ao nosso Bispo na certeza de que ele guia a nossa Igreja, fazendo vir a nós o reino de Deus.

Pe. José Vicente Pinto de Alencar da Silva
Vigário Geral da Diocese de Crato

Pe. Vaudênio Nergino Ferreira
Representante do Clero da Diocese de Crato

Confira a edição desta semana do jornal do Cariri

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe Seu Comentário é Muito Importante para Nós

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas