Últimas Notícias

TV SERRANA

20 março 2018

Chove pouco no Ceará no Dia de São José


No Dia de São José, santo padroeiro do Ceará, as chuvas foram escassas no Estado. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), precipitações foram registradas em mais de 30 municípios.

Contudo, no dia que antecede a data festiva para os cearenses — quando a população, tradicionalmente espera chuvas fortes — os pluviômetros acumularam pouca água. Os dados correspondem ao período de 24 horas, contando a partir de 7 horas de domingo, 18. Os dados das 7 horas da manhã de hoje até às 7 horas da manhã de terça-feira, só serão divulgados pelo órgão amanhã.

O maior volume registrado foi em Santa Quitéria, a 222 km da Capital, na região norte do Estado, com 40 milímetros (mm) de chuva. Em seguida, vem Aurora, a 461 km de Fortaleza, com 36 mm.

Até a atualização de 14h55min desta segunda-feira, 36 municípios registraram chuvas. De acordo com as informações do site da Funceme, na Capital choveu 3.4 mm. Em Itaitinga, município próximo à Fortaleza, foram registrados 1.7 mm de precipitação.

Mês das chuvas

Março é o período em que as precipitações mais se concentram sobre o Estado. Contudo, desde o início do mês houve diminuição das chuvas. Segundo os meteorologistas, o fenômeno se deve ao afastamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do Estado. Essas nuvens são as principais responsáveis por trazer água ao Ceará.

A previsão apresentada para os meses de março, abril e maio é de 45% de chuvas acima e 20% abaixo da média.

Para esta segunda-feira, 19, a Funceme aponta cenário mais otimista. A expectativa para o início da semana é de chuvas em todas as regiões do Ceará, com nebulosidade variável ao longo do dia.

Redação O POVO Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Anúncio Google

Post Top Ad

Your Ad Spot

Páginas